É uma reação à qual a carioca Paula Toller certamente já está habituada. A cada aparição da cantora e compositora – na telinha, por exemplo –, a internet imediatamente reage com incredulidade. O estupor deve-se à aparente imunidade da artista à passagem do tempo. Projetada nos anos 80 pelo grupo Kid Abelha e os Abóboras Selvagens (mais tarde, apenas Kid Abelha), Paula Toller conta, hoje, 57 anos. Que fique claro: não que, nos dias atuais, essa idade tenha o peso que já representou no passado. Mas é que a intérprete realmente parece ter o mesmo “physique du rôle” de quando apareceu na cena, ainda com os cabelos em tom natural – mais tarde, ela optou por platiná-los. Recentemente, aconteceu de novo: Paula Toller postou uma foto sua aos 18 anos, no Instagram, e a web veio abaixo. “Você é parente do vinho?”, perguntou um fã. Já outro apontou: “Tirando a cor do cabelo, tá linda igual!”.
Ao Magazine, ela fala sobre os elogios. “Todo mundo brinca, falam de formol, de vinho... Aliás, tenho um vinho espumante chamado La Toller Brut. Talvez seja esse o segredo!”, diverte-se a musa, referindo-se à bebida produzida em edição limitada na Serra Gaúcha, em sua homenagem. A criação foi do enólogo Luís Henrique Zanini, da vinícola Vallontano.
Mas o motivo da conversa com a reportagem foi outro: nesta sexta-feira à noite, Paula Toller dá a largada à turnê 2020 do show “Como Eu Quero”, no palco do KM de Vantagens Hall. “Desta vez, vamos tocar algumas raridades que não estavam no set list”, promete ela, que também vai inserir leituras de músicas de outros compositores, caso de “Céu Azul”, do Charlie Brown Jr, e “Ando Meio Desligado”, do repertório dos Mutantes. “E também ‘Na Rua, na Chuva, na Fazenda’, música maravilhosa do Hyldon, que muitos inclusive pensam que é uma composição do Kid Abelha, pelo fato de a regravação ter feito muito sucesso”, conta. A música, vale lembrar, foi lançada originalmente em 1975 pelo baiano – o Kid Abelha lançou a sua leitura em 1996.
E, sim, tem inédita também nesse caldeirão. O single “Esta Noite sem Fim”, por exemplo, é uma parceria de Paula Toller com Liminha. “Fiz a letra no café da manhã e mandei para ele. Na hora do almoço, ele já havia me devolvido com a melodia e, no jantar, a música já estava pronta! É uma canção muito emocional, muito confessional”, avalia ela.
Desnecessário dizer que os hits que os fãs adoram cantar em uníssono estarão no set list. Músicas do naipe de “Como eu Quero”, “Nada Sei”, “Fixação”, “Eu Tive um Sonho”, “Te Amo pra Sempre”, “Eu Só Penso em Você” ou “Lágrimas e Chuva”, para citar algumas. E como Paula Toller se sente ao conferir, do palco, o público cantando essas músicas de cor e salteado? “É uma felicidade enorme sentir a plateia emocionada. Aliás, não há dinheiro que pague isso. É uma história de vida, de cumplicidade que acontece ali, entre mim e as pessoas”, descreve a loira.
No cômputo geral, Paula Toller diz que será um show “visualmente intimista, com um repertório grandioso e uma banda espetacular, montada pelo Liminha, que também está participando da turnê (além de responder pelos arranjos, ele se incumbe do violão)”.
A banda que recebe os confetes da artista completa-se com Gustavo Camardella (violão e vocal), Pedro Dias (baixo e vocal) Pedro Augusto (teclados) e Adal Fonseca (bateria).
O fato de ter escolhido a capital mineira para dar iniciar a turnê neste 2020, diz Paula, tem a ver com a afinidade que a artista estabeleceu com a cidade. “Sempre foi um lugar muito importante na minha vida familiar – e também musical. Na infância, passei muitas férias aí, com meus primos. Na época, a cidade tinha o apelido de ‘Bélzonte’. Depois, nos anos 80, com a explosão do Kid Abelha, fizemos shows memoráveis em danceterias e, depois, a gente acabava saindo na noite, era muito divertido. Nos últimos anos, nos shows em teatros, o público segue sendo maravilhoso comigo, lotando os lugares”, festeja.
Ah, sim. E se falamos da foto aos 18, na semana passada ela causou ao postar um clique usando biquíni. Mas, instigada a falar sobre os cuidados que toma, ela prefere não se ater ao físico. “Sou muito disciplinada! Me preparo fisicamente para ter boa voz e energia no palco. Nos últimos tempos comecei a fazer meditação – e está sendo muito bom. Me deixa mais calma e desenvolve meu pensamento estratégico”, conclui.
O QUÊ. Show “Como Eu Quero”, de Paula Toller
QUANDO. Nesta sexta, às 22h
ONDE. Km de Vantagens Hall (av. Nossa Senhora do Carmo, 230, São Pedro)
QUANTO.O terceiro lote oferece ingressos a R$ 120 (inteira) e R$ 60 (meia)
Site: ticketsforfun.com.br Venda a grupos: grupos@t4f.com.br