O menino Júlio, protagonista da série "Cocoricó", ganhará um novo amigo. João, um garoto negro, chega na fazenda vindo da cidade e vai ampliar ainda mais na turma do paiol o debate sobre as diferenças. A nova temporada, com 26 episódios de 15 minutos cada, começa a ser gravada em março.

Deve entrar no ar na TV Rá Tim Bum nas férias de julho e, em outubro, mês das crianças, começa ser veiculada na TV Cultura. Dessa forma, o programa, ambientado na zona rural se prepara para entrar no universo urbano, tema que virá com força total na temporada do próximo ano.

"O João é um personagem que já faz esse elo com a fase da cidade", afirma o diretor de programação Mauro Garcia.

"O "Cocoricó" sempre trabalhou com a questão das diferenças porque tem um panorama de personagens muito distintos, como o Júlio e seus avós, o indiozinho. Eles são diferentes entre eles, e a série sempre trabalhou essa questão como um princípio da tolerância, da superação da diferença pelo caminho do diálogo. O que o personagem do João vai trazer é entrada de uma nova diferença", adianta Garcia.

Com a inserção do personagem João e mais dois "vilões" na turma do "Cocoricó", Garcia afirma que as possibilidades de conflito serão ampliadas.

"Trabalhamos com essa possibilidade de o "Cocoricó" ter uma turminha urbana, que vai fazer esse contraponto com a fazenda. Como o João é, antes de tudo, um menino da cidade, ele traz temas como a diferença entre classes sociais. O João entra menos para debater a questão do racismo e mais como o elemento que traz as questões urbanas para a fazenda. Ele não é o estereótipo da cultura negra", garante. (SB)