Inclusão

Série 'Special', da Netflix, tem protagonista gay e com paralisia cerebral

Protagonista é também o criador e roteirista desta atração autobiográfica que está disponível em streaming

Seg, 20/05/19 - 03h00
Ryan O'Connell é o protagonista, criador e roteirista de 'Special' | Foto: Netflix/Divulgação

Ouça a notícia

Impossível não simpatizar imediatamente com Ryan, de “Special”, série que a Netflix estreou recentemente. Autobiográfica, a atração criada e protagonizada por Ryan O’Connell, que tem paralisia cerebral, tem um início divertido e lida com estereótipos sem ser politicamente correta – como não costumam ser as comédias –, mas levando esses preconceitos para outro lugar na percepção do espectador. Em oito episódios curtinhos, com cerca de 15 minutos cada um, “Special” mostra Ryan em seu novo emprego como estagiário: a redação de um site que valoriza as matérias do tipo “caça-cliques”, principalmente aquelas que trazem histórias bem pessoais. 

Ryan chega ao trabalho, e todos acham que sua dificuldade de movimentos foi causada por um atropelamento. Ninguém percebe a doença, e ele decide ocultar isso de seus colegas, todos eles vítimas de julgamentos e pressões sociais por conta de suas aparências ou estilos de vida.

Além de ter deficiência, Ryan também é gay. A série mostra de forma muito íntima essa questão da vida do protagonista e leva o público a vivenciar todas as dificuldades de Ryan no campo sexual com diversão e sensibilidade. “Special” é inteira assim. Vale a pena maratonar os oito capítulos e aguardar pela provável segunda temporada, com capítulos mais longos.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.