Waldorf integra o querer, o pensar e o sentir

Pedagogia criada em 1919 pelo filósofo Rudolf Steiner privilegia o vivenciar das experiências antes do aprendizado

Seg, 19/11/07 - 15h26
Pedagogia criada em 1919 pelo filósofo Rudolf Steiner privilegia o vivenciar das experiências antes do aprendizado | Foto: EDITORIA DE ARTE

"Não há, basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a auto-educação. Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior", sentenciou o filósofo Rudolf Steiner em palestra proferida em 1923, cujo texto consta do livro "A Prática Pedagógica".

Steiner se referia à pedagogia Waldorf criada por ele com o objetivo desenvolver a personalidade de forma equilibrada, fazendo florescer a clareza, o raciocínio, o equilíbrio emocional e a iniciativa de ação.

Esse método "privilegia as questões humanas, o espírito cidadão, a responsabilidade social e a concepção de que a vivência deve preceder a teoria. Por isso, o conteúdo curricular é ajustado ao momento particular do desenvolvimento do aluno de modo que haja uma identidade entre o que ele vive e o que ele deve aprender", ressalta Helton Barbosa, pai de duas alunas do Pólen Jardim Escola.

Helton brinca ao dizer que não teve que vivenciar conflitos na hora de escolher a melhor escola para suas filhas: "Minha esposa, Celina Maria de Las-Casas, professora da Lume Jardim de Infância, é pedagoga Waldorf. Sempre admirei esse método de ensino e quando as crianças entraram na idade escolar foram estudar primeiro na Lume e hoje, na Pólen. A diferença entre elas e os amigos é gritante. O comportamento delas é mais consciente. Elas são observadoras, respeitam e se integram com a natureza, reconhecem o melhor no outro, são mais respeitosas e humanizadas".

Nas escolas Waldorf os alunos aprendem com a observação e, somente depois, recebem a teoria. "A matemática se aprende dividindo o lanche com o colega, o tempo verbal quando a criança já tem condições de distinguir entre o passado, o presente e o futuro. Busca-se a integração entre o querer, o pensar e o sentir. Cultiva-se o querer (agir) através de atividade do corpo em praticamente em quase todas as aulas. O sentir é incentivado através das abordagens artísticas e o pensar é despertado pelos contos, lendas e mitos", explica Helton.

Mas ser pai ou mãe Waldorf é trabalhoso. Essa pedagogia requer a participação dos pais em todo o processo educacional. "Na época do bazar, participamos das oficinas para aprendermos a fazer artesanato que será vendido em prol da escola. Em casa estamos sempre atentos para propiciarmos um ambiente de convivência em que se respeita a individualidade, o potencial e as diferenças de cada filho. Oferecemos alimentação natural e estimulamos a prática de atividades lúdicas e menos alienantes como televisão, jogos de computador etc", pontua Helton.

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