RAINHA POP

Margarida II, da Dinamarca: atual única rainha reinante é desenhista e atriz

Rainha da Dinamarca fez ilustrações para O Senhor dos Anéis e irá estrelar em um filme da Netflix previsto para 2023

Por O TEMPO
Publicado em 19 de setembro de 2022 | 13:30
 
 
Margarida II sempre gostou de desenhar e é considerada uma artista visual com muito talento Foto: Reprodução/Redes sociais/detdanskekongehus

Margarida II, da Dinamarca,  é a única rainha reinante viva mais antiga do mundo após a morte de Elizabeth II, do Reino Unido. No trono desde 1972, ela é conhecida por por sua personalidade divertida e por realizar trabalhos fora dos serviços oficiais da realeza. Inclusive, irá estrear um filme da Netflix em 2023.  

Margarida II sempre gostou de desenhar e é considerada uma artista visual de muito talento. Possui trabalhos expostos em museus nacionais e internacionais. Ilustrou em 2002 uma edição do livro "Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien. Na indústria cinematográfica, atuou como designer de produção no filme Wild Swans, de 2009, e no curta-metragem A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, nos anos 2000.

Aos 82 anos, a rainha reinante viva mais antiga do mundo foi contratada pela Netflix. Ela fará parte da produção do romance dinamarquês Ehrengard, inspirado em um livro homônimo da baronesa Karen Blixen. No longa-metragem, que estreia em 2023, ela atuará como cenografista e será a responsável por projetar os sets de filmagens. 

O filme é dirigido pelo o dinamarquês Bille August, vencedor da Palma de Ouro e do Oscar de melhor filme em língua estrangeira, em 1988, com o longa O conquistado.

Rainhas Margarida e Elizabeth são primas distantes

Assim como Elizabeth, Margarida II é descende da lendária rainha Vitória, que ocupou o trono britânico de 1837 a 1901. A dinamarquesa subiu ao trono em janeiro de 1972, com 31 anos, após a morte do pai Frederik IX, tornando-se assim a primeira mulher a ser rainha da Dinamarca. No ano que assumiu,  somente 45% dos dinamarqueses eram a favor da monarquia. 

Após 50 anos de reinado, a monarca conseguiu manter-se afastada de escândalos e ajudou a modernizar a instituição. Por isso, conquistou a aprovação de mais de 80% dos dinamarqueses.

O nome original da rainha da Dinamarca é Margrethe, mas em países que falam a língua portuguesa foi traduzido para Margarida. 

A soberana dinamarquesa visitou o Brasil, uma única vez, em 1999. 

Quem é o herdeiro do trono da Dinamarca?

Assim como Elizabeth II, de quem era amiga, a soberana da Dinamarca afirmou que ficará no trono até morrer. Além disso, declarou que uma abdicação apenas surgiria se ficasse seriamente doente. O seu filho, o príncipe Frederik, de 54 anos, é o próximo na linha de sucessão.

Quantas rainhas ainda existem no mundo?

Existem 43 países com monarquias no mundo, atualmente. As mulheres ganham destaque nas realezas, sejam como rainha reinante, consortes, regentes ou pretendentes ao trono.

Com o fim da era Elizabetana, a Dinamarca é o único país com uma rainha reinante - Margarina II. Paralelamente, outras quatro monarquias atuais possuem mulheres em sua linha direta de sucessão como herdeira aparente ou presuntiva: Bélgica, Espanha, Países Baixos e Suécia.