Cinema

Mostra de Tiradentes presente no Festival de Cinema de Trancoso

Na Bahia como homenageada, Raquel Hallak antecipa o que vai rolar na cidade mineira no ano que vem

Seg, 22/10/18 - 19h45
Raquel Hallak durante entrevista | Foto: Luiz Inácio Cabral / O Tempo / Super

Ouça a notícia

Trancoso - Atuando no mercado da economia criativa há mais de 20 anos, a mineira Raquel Hallak, coordenadora da Mostra de Cinema de Tiradentes, de Ouro Preto e de BH, que compõem o projeto Cinema Sem Fronteiras, é uma das 11 mulheres homenageadas no primeiro Festival de Cinema de Trancoso, na Bahia.

No evento, ela reafirmou que a Mostra de Tiradentes está no processo de seleção de filmes para a 22ª edição em janeiro do ano que vem e que as inscrições de longas e curtas estão abertas e gratuitas até o dia 31 deste mês.

“A Mostra de Tiradentes abre o calendário audiovisual brasileiro, e a nossa expectativa é poder cumprir a programação prevista, exibindo mais de cem filmes brasileiros e mostrando para o público, de forma gratuita, o que vai ser o cinema de 2019”, adiantou.

Como o processo de seleção ainda está a todo vapor, Raquel comentou que é preciso finalizar essa etapa para se ter uma noção de qual será o tom da programação. Porém, como acontece em todos os anos, já se sabe o que o festival de vanguarda poderá trazer de novidades. “Tratando do cinema enquanto uma possibilidade de nos reconhecermos na tela, vamos mostrar o nosso país, a nossa sociedade e o momento atual. A ideia é falar em primeira mão sobre as estéticas, as implicações de parcerias, as novas tecnologias e os novos talentos”, contou a homenageada.

Para ela, é importante mostrar um diálogo entre o cinema e as outras artes. E, em janeiro do ano que vem, o público também verá essa conexão artística e contemporânea em Tiradentes. “Temos o cinema como o nosso carro-chefe, acreditando que é um instrumento importante de transformação social e gerando uma reflexão sobre o que os filmes estão nos dizendo. Porém, sempre nos preocupamos em trazer a dança, a literatura, o circo, a música e teatro, para que possamos dialogar com o público e com quem está fazendo cultura no nosso país”, finalizou.

As inscrições para a Mostra de Cinema de Tiradentes podem ser feitas no sitewww.mostratiradentes.com.br

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.