Formação

Orquestra de Minas Gerais abre edital para a Academia Filarmônica

Iniciativa busca aprimorar a formação de instrumentistas de 15 a 30 anos para a música sinfônica

Por Bruno Mateus
Publicado em 15 de maio de 2021 | 08:16
 
 
O maestro Fabio Mechetti é diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais Daniela Paoliello/Divulgação

A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais foi fundada em fevereiro de 2008. Naquele período, ao fazer audições por todo o Brasil para formar a companhia, o maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Orquestra, não teve dúvidas quanto ao talento dos músicos, mas percebeu certa deficiência e desconhecimento quanto à atuação profissional na música sinfônica. “Existe uma lacuna entre você tocar seu instrumento, ou mesmo se graduar em uma universidade, mas não ter ideia do que é necessário para tocar em uma orquestra. A melhor maneira de preencher isso é criar uma academia”, comenta o maestro.

Na próxima segunda-feira (17), o antigo desejo de Fabio Mechetti vai se concretizar com o lançamento do edital da Academia Filarmônica, escola voltada justamente para a formação de instrumentistas de orquestra. São 17 vagas para músicos de 15 a 30 anos residentes em Minas. Os bolsistas receberão um auxílio no valor de R$ 1.500 e poderão integrar a Academia por até três anos, sendo que essa duração é vinculada ao desempenho. A iniciativa é uma parceria do Instituto Cultural Filarmônica com o Instituto Cultural Vale.

Com exceção do piano, o curso vai focar na especialização dos músicos em todos os instrumentos de orquestra, entre eles violino, viola, violoncelo, contrabaixo, instrumentos de sopro, percussão e harpa. A grade curricular contará com aulas individuais e coletivas - virtuais e presenciais, quando a pandemia permitir - de história e teoria da música, harmonia, análise e percepção musical, seminários e eventuais ensaios com a Orquestra.

“Isso vai ser desenhado caso a caso, pois ainda não conhecemos o nível dos bolsistas. A ideia é formar um músico completo”, comenta Mechetti. Após o período de inscrições, haverá um processo de audições para selecionar os bolsistas. A previsão é que a Academia Filarmônica tenha início em agosto. 

Segundo o maestro, o projeto capacita jovens músicos e os qualifica para que possam tocar nas melhores orquestras do país. “Espero que a gente consiga identificar o que há de melhor em Minas e oferecer a eles essa oportunidade única de serem treinados pelos melhores músicos do Brasil, além de trabalharem com uma orquestra que é referência nacional”, afirma Fabio Mechetti.

Inscrições

O edital, o formulário de inscrição e o repertório exigido para a seleção estão disponíveis, de segunda-feira (17) a 6 de julho, no site da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais