Novo endereço

Periscópio Arte Contemporânea inaugura nesta quinta sua nova sede

A galeria, que funcionava em um casarão tombado, agora migrou para o Barro Preto, onde passa a ser vizinha da Sala Minas Gerais

Qui, 03/12/20 - 03h00

Os cinco anos de existência serão celebrados com uma novidade e tanto: a partir desta quinta-feira, a Galeria Periscópio Arte Contemporânea receberá o seu público em nova sede - localizada na rua Tenente Brito Melo, 1.217, no Barro Preto, ao lado da Sala Minas Gerais - com a proposta de dar início a um outro ciclo e renovar os laços com a capital mineira. Para tanto, o visitante poderá conferir uma coletiva com trabalhos dos 29 artistas por ela representados. 

"Até então, a gente estava em uma casa (situada na avenida Álvares Cabral, 534, em Lourdes) que era tombada pelo patrimônio, o que, de certa maneira, nos impossibilitava de desenvolver alguns projetos que envolvessem mais a rua, por exemplo. E os artistas contemporâneos da galeria têm esse apego, o de fazer intervenções. Então, fomos entendendo que o tempo nosso naquela casa - que é do século 20, e que a gente reformou toda, inclusive como um presente para cidade - estava acabando. Assim, optamos por vir para esse cubo branco, que tem o adicional de ter uma vitrine para a rua. De uma forma mais ampla, a ideia é ativar esse espaço (referindo-se à região), transformá-lo um pouco em um circuito cultural, aproveitar a força que a Sala Minas Gerais (vizinha à galeria) tem para nos comunicarmos melhor com a cidade", diz Rodrigo Mitre, sócio-diretor (junto a Alexandre Romanini e Altivo Duarte) da Periscópio. "A ideia é ter mesmo essa conexão com a rua, com as pessoas que estão transitando entre Sala Minas Gerais e a rua". 

A coletiva que marca a inauguração traz obras em vários suportes, como fotografia, instalação, escultura, desenho, gravura, pintura... "Mesmo com a pandemia, quisemos correr para abrir ainda em 2020. Colocamos o pé no acelerador, porque tem outro componente também: foi um ano muito difícil, tanto para as galerias quanto para os artistas, então, a ideia de abrir um novo espaço acaba sendo também um presente, tanto para a gente quanto para a cidade. E os artistas estão super felizes. Dá um tom de esperança em meio a um cenário no qual algumas (galerias) estão inclusive fechando suas portas", diz ele, ressaltando que a própria Periscópio  foi inaugurada em um período de crise, em 2015. "Na época, também já tínhamos essa ideia de desenvolver um trabalho super sério, com a expectativa e a esperança de que as coisas iriam melhorar". 

De lá para cá, foram mais de 30 exposições realizadas, e a presença anual nas principais feiras de arte do país, como a SP-Arte e a ArtRio. São os seguintes, os artistas que estão na coletiva: Alice Ricci, André Ricardo, Benedikt Wiertz, Bruno Faria, Camila Lacerda, Éder Oliveira, Eduardo Hargreaves, Fábio Baroli, Gisele Camargo, Henrique Detomi, Isabella Despujols, José Lara, Lorenzato, Luana Vitra, Lucas Dupin, Manfredo de Souzanetto, Marcelo Drummond, Márcio Diegues, Marco Maria Zanin, Marcone Moreira, Rafael RG, Randolpho Lamonier, Renato Morcatti, Rodrigo Albert, Sebastian Gordin, Selma Parreira, Thiago Martins de Melo, Umberto Costa Barrosne Wilson Baptista.

Vale dizer que a semana de inauguração da sede terá uma abertura estendida, agendada para acontecer nesta quinta e na sexta e sábado, com funcionamento das 17h às 22h30 na quinta; das 10h às 21h na sexta, e das 10h às 14h, no sábado.

Em tempo: o novo espaço, que possui 260 m2, foi projetado pelo sócio e também arquiteto Altivo Duarte, junto à sua esposa e arquiteta Maria Clara Godoy.

 

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.