O jornal The New York Times encomendou um teste de laboratório que não conseguiu identificar nenhum DNA de atum em uma série de sanduíches, supostamente de atum, do Subway. A análise foi publicada neste fim de semana no veículo.
Para o teste, o jornal comprou cerca de US$ 60 em sanduíches de atum Subway em três lojas de Los Angeles e os levou para a análise em um laboratório que cobrou US$ 500.
“Há duas conclusões”, disse um porta-voz do laboratório ao veículo. “Um, é tão processado que, independentemente do que pudéssemos retirar, não poderíamos fazer uma identificação.Ou não há nada na parte analisada que seja atum”, pontuou
O jornal ressaltou que, depois que o atum é cozido, seu DNA se torna desnaturado - o que significa que as propriedades características do peixe provavelmente foram destruídas, tornando difícil identificá-lo.
Em janeiro, dois clientes da Califórnia entraram com uma ação judicial alegando que os produtos “ são feitos de qualquer coisa, menos atum ”.
O Subway, à época, defendeu ferozmente a integridade de seu abastecimento de atum, chamando a ação de “ infundada ”.