Música

Sarau celebra os 10 anos do Centro Cultural Unimed-BH Minas

Evento reúne artistas mineiros no teatro do complexo cultural nesta quarta-feira (29), às 20h

Por Alex Bessas e Jéssica Malta
Publicado em 29 de março de 2023 | 06:30
 
 
Artistas se apresentam, nesta quarta-feira (29), no Sarau Especial Dez anos do Centro Cultural Unimed-BH Minas. No mosaico: a banda Diplomattas e a cantora Glaw Nader, acima, e os músicos Violeta Lara, Cliver Honorato e Bárbara Barcellos, abaixo. Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube/Divulgação

Há dez anos, o Minas Tênis Clube abria as portas de mais um importante palco para a cultura em Belo Horizonte. Com a missão de ser um espaço vocacionado para a democratização do acesso à arte, o Centro Cultural Unimed-BH Minas integra, desde 2019, o Circuito Liberdade. O lugar, que abriga diversas manifestações culturais, após os seus três primeiros anos de atividade inaugurou o bem-sucedido projeto de saraus que, por meio de editais de ocupação do teatro do complexo cultural, mira seus holofotes sobre cantores intérpretes da música nacional.

Agora, para comemorar essa primeira década de história, acontece nesta quarta-feira (29), às 20h, o Sarau Especial Dez anos do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Para o diretor de cultura do espaço, André Rubião, a programação é uma oportunidade para se brindar a exitosa trajetória do complexo cultural e do projeto musical. “Essa é uma iniciativa que nos acompanha desde o começo e tem sido importante para nós, para a cidade e para novos artistas”, crava, destacando que os editais do Sarau “deixam as portas abertas” para parcerias futuras com os músicos participantes. Não por acaso, participam desta edição especial do formato cantores que já se apresentaram em outras edições do evento e que, desta vez, terão o desafio de interpretar canções de outros artistas que também já se apresentaram nos palcos do lugar.

Integrante da edição 2019, Cliver Honorato cantará músicas de Vander Lee, a música do Grupo Cobra Coral será interpretada por Violeta Lara, que fez show da edição 2022, O Pato Fu terá interpretação da banda Diplomattas, que em 2021 cantou Cassiano. Também da edição 2021, vem Glaw Nader cantando João Bosco e Barbara Barcellos interpretando Milton Nascimento. O elenco será acompanhado por uma banda liderada por Alexis Martins, que criou os arranjos para essa edição especial, e formada pelos músicos Giovanni Alves, nos teclados, Wesley Souza, na guitarra e violão, Robson Batata e Fábio Martins, na percussão, e Douglas Silva, na bateria.

Expectativas

O vocalista da Diplomattas, Robert Frank, não esconde a ansiedade por esse retorno aos palcos da casa. Ele lembra que, na primeira vez participação no Sarau – cantando músicas de Cassiano, uma figura importante na música brasileira e uma referência para o grupo –,  a banda se apresentou para um público reduzido, pois, à época, a cidade vivia o início do processo de retorno das atividades presenciais após o período mais crítico da pandemia da Covid-19. “Desta vez, estamos preparando um show que reúne desde hits até músicas mais ‘lado B’ do Pato Fu. Quem conhece a banda, vai se surpreender e vai gostar do que vai ver”, garante, assinalando estar cheio de expectativas pelo encontro com outros artistas que a noite vai propiciar.

Já a cantora Glaw Nader destaca o desafio de selecionar apenas três canções em meio a um repertório tão vasto como o de João Bosco. Além de estar feliz com a chance de homenagear o músico, cuja obra é o mote central de sua tese de doutorado, ela destaca o contentamento de se apresentar no Sarau do Centro Cultural Unimed-BH Minas. “O Brasil é um país de grandes intérpretes, mas, infelizmente, há poucos espaços para esses artistas se apresentarem na cidade. Esse edital de ocupação acaba sendo uma brecha nesse sentido”, observa, salientando que o lugar marcou a carreira dela. Foi lá que ela fez o show de lançamento do álbum “Tempo de Amor”, em 2022.

Violeta Lara também destaca a importância do Sarau para a cena cultural da cidade. Para ela, o projeto é um exemplo do espaço que o Centro Cultural Unimed-BH Minas oferece para o artista mineiro e o novo artista. Sobre o repertório a ela confiado, diz que cantar a obra do Grupo Cobra Coral será um prazer imenso. “É uma alegria homenageá-los”, indica. 

O músico Cliver Honorato é outro a falar da importância do lugar e do projeto para a sua própria história. “Eu já tinha assistido aos shows do Sarau e queria participar. Fiz inscrição e na segunda tentativa fui selecionado. Uma alegria”, cita, dizendo-se satisfeito frente ao desafio de levar para o palco composições de Vander Lee. “Quando ele ainda tocava em bares eu o conheci. Ele é uma referência para mim, um grande compositor e cantor. Nessa safra de artistas mineiros, ele é um dos mais importantes”, elogia. 

Por sua vez, Bárbara Barcellos lembra já ter interpretado músicas de Milton Nascimento neste mesmo espaço, em 2021. Desta vez, ela, que já excursionou com o artista na turnê Semente da Terra, promete levar para o palco canções mais populares de Bituca. E, além do teatro do complexo cultural, onde vai se apresentar, Bárbara conta ser uma frequentadora do cinema que funciona no espaço: “Na mostra sobre o Clube da Esquina eu vim e fiquei emocionada de ver tantos filmes com o foco na obra desses artistas que tanto admiro”, rememora.

SERVIÇO:
O que.
Sarau Especial 10 Anos do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Onde. Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas (rua da Bahia, 2244, Lourdes)
Quando. Quarta-feira (29), às 20h
Quanto. A partir de R$ 5 (meia-entrada)