Em tempos de revival, já era de se esperar que os anos 80 – e tudo o mais que envolve a estética extravagante daquela década ousada – voltariam a ser tendência para os dias atuais. Nas recentes semanas de moda internacionais – leia-se Nova York, Milão, Paris e Londres –, foi possível conferir maquiagens elaboradas com a mistura de dois ou ou três tons de sombra nos olhos. 

Até o gatinho, delineado clássico na maquiagem, ganhou tonalidades em néon. O blush bem marcado, que foi apelidado de “chinelada na cara”, também ensaia o seu retorno. E se “exagero” deve ser o imperativo a dominar a forma como as mulheres vão se maquiar na próxima estação, vale dizer que a busca pela essência natural (que acabou contagiando os profissionais nos backstages, que levaram para a passarela um “make nada”, sem excessos) já estava “básico” demais. 

“Geralmente, pensamos em uma harmonização combinando cor fria com cor fria e cor quente com cor quente. Mas isso não é uma regra, e podem-se, sim, misturar tonalidades vibrantes com mais sóbrias. A maquiagem colorida é algo bem individual, é mais intuitiva e assertivo com você mesmo e o que você gosta na hora de se maquiar”, explica o beauty artist Yago Marciano. 

Aprenda. Na hora de se maquiar, nem a sobrancelha é mais o limite. “Usar a sombra de um tom forte, esfumando até ultrapassar as próprias têmporas e maçãs do rosto, deixando-a mais fluida no rosto deixando-a forma bem suave”, ensina. “Arremate também com o gloss por cima da sombra colorida, o que traz brilho e vida para a maquiagem”, ensina.

O mercado concorda com a extravagância. Há sombras extremamente coloridas, delineadores em tons vibrantes e com muito brilho. A máscara também ganha novas tonalidades para os cílios, principalmente para quem quer começar leve dentro da tendência colorida. 

Caso tenha receio do excesso de cor, comece usando apenas nos cantos internos dos olhos e os lápis coloridos para a linha d’água do olho, combinado com uma pele leve e hidratada. 

“É uma produção muito moderna. Só é preciso cuidado com a cor vermelha, porque pode dar a aparência de os olhos estão cansados", alerta.

Copie, já: delineado degradê
Já ouviu falar em delineado degradê? Para criar o efeito, o maquiador Luiz Bicalho, responsável pela beleza do recente desfile da marca mineira Skazi em BH, ensina. “Use branco no canto interno dos olhos, trazendo até a metade da pálpebra. Do centro ao canto externo, escolha sua cor de preferência e finalize com o gatinho. Se quiser, pode esfumar, para não ficar tão marcado, e também para dar um ar mais fresh e descolado”, ensina o profissional. Outra dica do expert é curvar os cílios e aplicar máscara incolor. “Além de realçar a feminilidade, a máscara incolor não interfere nas cores do delineado”, sugere.