Televisão

'Show do Esporte' volta ao ar, e Band amplia programação esportiva aos domingos

Atração, que entrou para a história da TV, retorna neste domingo (20) com apresentação de Elia Júnior e de Glenda Koslowski

Sáb, 19/09/20 - 07h30
Glenda e Koslowski e Elia Júnior formam a nova dupla de apresentadores do "Show do Esporte" | Foto: Band/Divulgação

Para os fãs de esporte, era certo: aos domingos, bastava sintonizar o canal da Band na TV para se informar e acompanhar os torneios de diversas modalidades. Tinha, por exemplo, vôlei, campeonatos de futebol internacionais - nos anos 80, a Band foi a primeira emissora a transmitir no Brasil o Campeonato Italiano - e também competições que rolavam em solo brasileiro, em uma programação que durava 12 horas seguidas.

E assim foi entre os anos 1983 e 2004, com o programa “Show do Esporte”, um marco da cobertura esportiva na TV brasileira, que ajudou a Band a se tornar conhecida como o canal do esporte. E é essa experiência que a emissora, que está há 53 anos no ar, quer trazer de volta, para o espectador, a partir deste domingo (20).

Quem sintonizar o canal neste domingo, a partir das 10h, vai dar de cara com Elia Júnior no “Show do Esporte”. Mas é bom ficar claro que não se trata de mais uma reprise. A atração está de volta ao ar com o jornalista, que retorna à apresentação do programa, posto que ocupou por quase duas décadas. E Elia não estará sozinho: ele vai dividir a apresentação do “Show do Esporte” com Glenda Koslowski (ex-Globo), recém-contratada da Band.

“Como atleta já estive na emissora”, relembrou Glenda, que antes de se tornar jornalista praticava bodyboarding (modalidade do surfe) e conquistou torneios nacionais e internacionais. “A Band tem uma história muito forte com esporte e foi importante na divulgação e na formação do esporte brasileiro, porque sempre deu um espaço enorme para falar de todas as modalidades”, contou a apresentadora e jornalista esportiva.

“Então, para mim que amo esporte e tenho uma história muito forte nele, poder estar aqui neste projeto, trazendo um case que fez tanto sucesso lá atrás, que eu assistia quando o Luciano do Valle apresentava, é uma honra, é algo inimaginável”, afirmou ela.

“A gente fez muito sucesso com o ‘Show do Esporte’ nas décadas de 80, 90 até 2000, quando eu saí. Rapidamente depois o programa também acabou terminando, mas ficou para a história da televisão, foi para o Museu da Imagem e do Som, com uma trajetória muito interessante, muito marcante e brilhante”, contou Elia, em tom nostálgico. O apresentador também fez questão de ressaltar a expectativa para a nova fase do programa:  “Fazer coisas boas e modernas”. 

“Hoje estamos muito mais antenados, as notícias são muito mais rápidas. Estou aqui conversando com você e tem cinco mensagens no meu WhatsApp de treinadores porque essa é a minha vida. Eu gosto muito dessa possibilidade de poder rapidamente transmitir a notícia. Acho que a gente vive disso, então se você está ao vivo no domingo, a nossa missão é apresentar bem a notícia”, garantiu.

Esporte está no DNA da emissora

O “Show do Esporte” retorna como carro-chefe da cobertura esportiva da Band, que aos domingos terá uma programação de quase 12 horas - o programa de Elia Júnior e Glenda Koslowski vai ao ar das 10h às 18h, e será sucedido pelo “Terceiro Tempo”, de Milton Neves, que dará continuidade ao assunto.

“Quando eu saí do Grupo Globo (em 2019, após 27 anos de casa), falei que não assinaria mais contrato com emissora nenhuma. Queria fazer trabalhos e entregar, só isso, mas esse projeto é tão bacana por ter tantas horas dedicadas ao esporte, que eu decidi aceitar. Achei o máximo”, comentou Glenda.

Para tanto, a Band fez um grande investimento para levar ao ar essa cobertura esportiva: a emissora começou a exibir jogos do Campeonato Russo de futebol no mês passado e, neste mês, adquiriu os direitos de transmissão de outro importante torneio, como a série A do Campeonato Italiano de futebol. Serão dois jogos por rodada, aos sábados e domingos. Tem, também, jogos do Campeonato Alemão.

Segundo Glenda, o novo “Show de Esportes” virá com competições muito fortes, como o Italiano, que reúne os principais atletas do mundo, como o Cristiano Ronaldo. “Tem também o Campeonato Brasileiro de futebol feminino, que é uma modalidade que está crescendo muito. A CBF acabou de anunciar a igualdade de gêneros na premiação das seleções, então esse é o tamanho da importância que esse torneio está tendo”, explicou ela. 

O programa retorna com o objetivo de trazer cada vez mais a participação do esporte de outras modalidades, e, de acordo com a apresentadora, “dar espaço para as competições olímpicas, construir os novos ídolos que existem e estão abandonados porque ninguém sabe quem são”. “As histórias humanas que estão envolvidas ali, um espaço para você poder contá-las, para você mostrar quem são esses atletas, trazer novamente as outras modalidades: a natação e a ginástica que a gente não vê mais competição, o basquete que está abandonado, enfim, tantas outras modalidades que vão ganhar esse espaço enorme na TV aberta. Tudo ficou muito concentrado na TV fechada e a gente sabe que ela atinge um público muito pequeno para o tamanho do Brasil”, destacou. 

“A Band tem o DNA de saber fazer bem o esporte”, afirmou Elia Júnior, referindo-se à fama que a emissora adquiriu ao longo dos anos. “Vamos entregar aquilo que sabemos fazer e espero que o público goste. Os campeonatos que forem transmitidos serão apresentados com qualidade. Os formatos são formatos esportivos com muita informação, com qualidade de apresentação e de transmissão, porque é isso que a gente sabe fazer”, explicou.    

Saiba mais

Aos sábados, o espectador também acompanha, na Band, o Campeonato Russo, às 10h; o Campeonato Italiano, às 13h; e as lutas do SFT, às 23h45. No dia 30, às 21h30, vai ao ar ao vivo a primeira partida das finais da NBA.

Parceria na TV

A dupla Elia Júnior-Glenda Koslowski será inédita na TV. Os dois já se conheciam dos bastidores de competições esportivas, mas nunca haviam trabalhado juntos. Os dois comemoram a parceria que poderá ser vista no ar a partir de amanhã. “Eu olho para o Elia e lembro de várias situações e momentos. Em Olimpíada e Copa do Mundo estamos sempre correndo, sem dormir, com fome e atrás de alguém. Então, a gente sempre se cruzava assim. Construímos nossa carreira em cima de muito trabalho e dedicação, se envolvendo mesmo com o esporte”, disse Glenda. 

“É uma trajetória de encontrá-la em todos os grandes eventos; de estar com ela torcendo pelos melhores atletas brasileiros, de vibrar, se emocionar, ficar arrepiado junto por causa dessa ideia que a gente tem de um esporte de competição”, contou Elia.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.