O sorriso no rosto de Rafaela Carbonaro, de 22 anos, evidencia a alegria de tomar as ruas de BH. Pela primeira vez no bloco Tchanzinho Zona Norte, a mineira, natural de Barbacena, desfilou sobre duas rodas, vestida de Mulher Maravilha.
Rafa participa do projeto Pernas de Aluguel, que leva cadeirantes para corridas de rua, e integra também o Liga da Justiça, que se baseia nas histórias de heróis para visitar hospitais e ONGs. O cenário da vez foi o Carnaval de BH, e Rafa teve a companhia de Mara Figueiredo e Ramille Soares, ambas integrantes dos dois projetos dos quais participa, além da mãe, Vânia dos Santos.
"Isso é dar sentido à vida. Correr 5 km com ela é mais emocionante que correr uma maratona sozinha", coloca Mara, que corre com Rafa no Pernas de Aluguel há pouco mais de um ano.
Aos três dias de vida, Rafa teve paralisia infantil. Desde então, tem sua mãe como fiel companheira para ir em todos os lugares. Não foi diferente para a folia.
"O prazer da Rafa são as corridas de rua e a natação que ela faz. Somos muito festeiros. Ver o sorriso dela é gratificante demais. Arrumei umas parceiras ainda e ela adora. Enquanto eu tiver forças, eu vou levar a Rafa em tudo quanto é lugar", diz a mãe Vânia.