Adriana Esteves, que participou da versão original de 'Renascer', foi um dos nomes cogitados para integrar o elenco do remake da trama de Benedito Ruy Barbosa, cuja estreia está prevista para o dia 22 de janeiro de 2024, substituindo Terra e Paixão no horário das 21h, na TV Globo.
A emissora queria prestar uma homenagem à atriz, que enfrentou a rejeição do público ao interpretar a protagonista Mariana em 1993, escalando-a para viver a cafetina Jacutinga, papel defendido por Fernanda Montenegro na ´rimeira versão do folhetim.
Na época, Adriana, aos 22 anos, se afastou da televisão e enfrentou um período de depressão após receber diversas críticas, que ela entendeu como um massacre à sua figura pessoal.
"Eu havia me separado, comecei a fazer uma novela atrás da outra, com personagens grandes, ganhei exposição e tinha pouca maturidade. Fiquei perdida, não segurei a onda. E aí veio a depressão. Passei pela fase de não conseguir comer, de não sair da cama, de achar um sofrimento tomar banho, de engordar muito com o antidepressivo. Foram os anos mais difíceis da minha vida", relatou a artista em depoimento à revista Marie Claire, em 2016.
Entretanto, de acordo com o jornal O GLOBO, Adriana Esteves só não aceitou retornar ao remake de 'Renascer', que será assinado por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa, por não conseguir conciliar sua agenda de trabalho, já que no mesmo período em que rodaria as cenas de sua personagem, que aparecerá apenas nos 12 primeiro da trama, ela estaria dedicada as as gravações da segunda temporada da série "Os outros", do Globoplay. Diante deste empecilho, a atriz Juliana Paes foi escalada para o papel.