Música

Turnê 'Histórias: O Show do Século' reúne gigantes do sertanejo no Mineirão

Evento, que será realizado neste sábado (13), reúne Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone, Zezé di Camargo & Luciano, Leonardo, Edson & Hudson e Gian & Giovani

Por Nelio Souto | @neliosouto
Publicado em 13 de agosto de 2022 | 05:00
 
 
Zezé di Camargo e Luciano, Chitãozinho e Xororó e Leonardo são algumas das atrações do 'Histórias: O Show do Século', que será realizado no Mineirão Foto: Fotos: Divulgação | Reprodução/Instagram | Reprodução/Instagram

A turnê “Histórias: O Show do Século”, que reúne nos palcos grandes nomes da música sertaneja, chega a Belo Horizonte neste sábado (13), a partir das 18h, no estádio do Mineirão. Chitãozinho & Xororó, Bruno & Marrone, Zezé di Camargo & Luciano e Leonardo, Edson & Hudson e Gian & Giovani serão os responsáveis pela noite que promete muita música e, claro, os principais clássicos do sertanejo.  

Para Luciano, da dupla Zezé di Camargo & Luciano, o festival, como o próprio nome já sugere, “é um encontro de histórias, para contar a história da música sertaneja”. O projeto começou em 2019, em Goiânia, e foi interrompido por causa da pandemia. Depois que as medidas de segurança foram flexibilizadas, o projeto foi retomado, reestreando neste ano em Goiânia e seguindo para Belo Horizonte, de onde parte para Brasília, São Paulo e Cuiabá.  

Sobre o repertório, Luciano conta que, pelo menos para a dupla com Zezé di Camargo, foi fácil fazer a seleção das músicas, porque eles têm pelo menos cem canções que figuram entre as preferidas do público. “A gente pode variar entre essas (músicas), que o público se sente atendido e não sente falta de nenhuma”. O cantor citou “O Dia que Eu Saí de Casa” e “É o Amor” como algumas das músicas que não podem faltar em nenhum repertório.  

O “Histórias: O Show do Século” surgiu da ideia do um grupo de empresários de Goiânia que queriam juntar alguns dos maiores nomes da música sertaneja, além do que foi feito no show “Amigos”, projeto que reúne Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó e Leonardo e que em 2022 comemorou 20 anos desde a primeira edição. Sobre o “Histórias”, Luciano conta que “precisou que alguém de fora promovesse esse encontro para que ele acontecesse”, lembrando que, por causa de agenda, nem ele achava que fosse possível reunir o grupo de artistas convidados. Em conversa com O TEMPO, Luciano ainda confidenciou que está trabalhando no projeto “Festa 80”, que vai comemorar os 50 anos da dupla Chitãozinho & Xororó e 30 anos de Zezé di Camargo & Luciano.  

Para Belo Horizonte, a expectativa da organização do evento é que mais de 50 mil pessoas estejam presentes na edição realizada na capital mineira. Além de ser um marco na trajetória do Mineirão, que vai receber os ícones do sertanejo no gramado, pela primeira vez, o Gigante da Pampulha vai contar com uma novidade: haverá setores de mesas em pleno campo. 

Confira as atrações  

Chitãozinho e Xororó 

Formada pelos irmãos José Lima Sobrinho (Chitãozinho) e Durval de Lima (Xororó), a dupla nasceu em Astorga, no Paraná, sendo considerada hoje uma das maiores do país. Prova disso é que eles são recordistas em vendas de discos no Brasil com canções conhecidas, como “Evidências”, “Sinônimo”, “No Racho Fundo” e outros hits que os fizeram comercializar mais de 37 milhões de álbuns. Além disso, eles ganharam cinco prêmios Grammy Latino, sendo os responsáveis por abrir espaço para a música sertaneja nas rádios e televisão a partir da década de 1980 e influenciando diversos artistas do gênero. Já no ano de 2022, foram eleitos como a melhor dupla sertaneja do Brasil e recentemente lançaram o EP “Tempo de Romance”, que vem sendo muito bem aceito pela crítica e pelos fãs. 

Leonardo 

Com uma carreira marcada por grandes sucessos, o cantor, que tem mais de 15 milhões de discos vendidos, vem colhendo os frutos de sua dedicação, mas se engana quem acha que o sucesso brotou do nada. Sua carreira iniciou-se no ano de 1983, ao lado do seu irmão Luís José Costa, o Leandro, formando a dupla Leandro & Leonardo. No entanto, somente no ano de 1989, após dois discos gravados, foi que eles estouraram, com o “Leandro & Leonardo Vol. 3”. O trabalho, que traz a canção “Entre Tapas e Beijos”, foi o pontapé inicial para uma estrada de sucessos que durou até o ano de 1998, por causa do falecimento de Leandro. Mas, refeito, Leonardo seguiu sua carreira solo e hoje, além de ser um fenômeno nas redes sociais, é um dos nomes mais lembrados do sertanejo. 

Zezé di Camargo & Luciano 

A dupla, que é uma das mais importantes da música sertaneja, continua emocionando os fãs por onde passa. Formada no ano de 1991, ela estourou de vez na mídia com o seu primeiro disco, intitulado “Zezé di Camargo & Luciano”, que sozinho, vendeu mais de 1,9 milhão de cópias. Pelo sucesso, eles tiveram esse trabalho certificado como disco de diamante, e de dali para a frente foi um sucesso atrás do outro. Prova disso é que, em mais de 25 anos de carreira, eles, que chegam a fazer uma média de 130 shows por ano sem perder a energia, vão tocar músicas conhecidas, como “É o Amor”, “Pra Não Pensar em Você”, “No dia em que Saí de Casa”, “Você Vai Ver”, “Vivendo por Viver”, “Indiferença” e outros sucessos do seu vasto repertório. Além dessas, a mais nova música, “Vou Ter de Tomar uma”, lançada no fim do ano de 2021, também vai embalar a apresentação no evento “Histórias”. 

Bruno & Marrone 

Com uma carreira marcada por grandes álbuns e muitos hits históricos, a dupla Bruno & Marrone ocupa o posto de uma das mais famosas da cena sertaneja do país. Conhecidos nacionalmente por suas composições românticas e baladas, como “Quer Casar Comigo?”, “Dormi na Praça”, “Choram as Rosas”, “Inevitável”, “Ligação Urbana” e outros sucessos, eles, que começaram cedo na música, no ano de 1985, em Goiânia, trilharam um longo caminho até passar dos seus mais de 30 anos de carreira. Recentemente, os sertanejos lançaram o seu mais novo álbum, intitulado “Exatamente Agora” (2021), que já é um grande sucesso nas rádios e mídias sociais. E, agora, eles desembarcam em Minas Gerais para mais um grande show. 

“Boate Azul” – Edson & Hudson e Gian & Giovani 

Duas grandes duplas se reúnem para celebrar a música sertaneja: Edson & Hudson e Gian & Giovani estarão juntos no projeto “Boate Azul Ao Vivo”, que trará o melhor do repertório dos sertanejos e uma compilação de grandes sucessos do gênero para o palco do “Histórias”. Nascidos e criados no interior de São Paulo, Edson & Hudson, em Limeira, e Gian & Giovani, em Franca, eles escreveram algumas páginas na história do segmento sertanejo. As duas duplas chegaram a se separar por um período, mas eles perceberam quão importantes e fortes são juntos. 

Serviço 

O quê. “Histórias: O Show do Século” 

Quando: Sbado (13), a partir das 18h 

Onde: Estádio Mineirão (av. Antônio Abrahão Caram, 1.001, Pampulha) 

Quanto: A partir de R$ 90

* O TEMPO apoia projetos culturais *