Certa vez, Fernanda Machado enfrentou um engarrafamento de tirar qualquer um do sério. Depois de uma hora e meia no volante – em um trajeto que costuma durar 15 minutos –, ela chegou ao Projac, complexo de estúdios da Globo, para mais um dia de gravação na pele de Leila, personagem que interpreta em “Amor à Vida”. Com os nervos à flor da pele, aproveitou a cena em que a vilã gritava com o quadro de Nicole, de Marina Ruy Barbosa, para colocar sua irritação para fora. “Às vezes, é uma válvula de escape. Dar uns berros como Leila pode ajudar e funciona como terapia”, constata, aos risos.

Simpática e com trejeitos delicados, Fernanda é o completo oposto do papel que encarna na trama de Walcyr Carrasco. E, em alguns momentos, chega a sentir certa dificuldade de representar as maldades de Leila. Principalmente quando a personagem maltrata a irmã autista, Linda, de Bruna Linzmeyer. É que a atriz acaba se lembrando da cunhada, de quem é muito apegada e tem a mesma síndrome. “É sempre um sofrimento quando tenho de falar coisas horríveis. Dói um pouco na hora de fazer, dói um pouquinho depois. Mas, com o tempo, fui aprendendo também”, conta ela.

Apesar disso, a ironia e o humor negro da personagem têm gerado maior repercussão. É comum, inclusive, Fernanda ser abordada por pessoas que assumem ser parecidas com sua vilã. Nas redes sociais, acontece o mesmo. Volta e meia a atriz lê comentários a favor das maluquices de Leila. “Sempre leio gente que escreve: ‘Fulana está dando uma de Leila’. Já virou uma categoria de pessoa, é divertido”, empolga-se.

Para buscar a dose de loucura e os exageros da personagem, Fernanda assistiu novamente ao filme “Ligações Perigosas”. Não só para se inspirar na manipuladora Marquesa de Merteuil, papel de Glenn Close, mas também por retratar um triângulo amoroso. Experiência que encarnou em cena ao lado de Ricardo Tozzi, que vive Thales, e Marina Ruy Barbosa. “Glenn Close me trazia essa força meio psicopata que eu acho que a Leila tem. Mas foi só um princípio de inspiração”, revela ela, que acabou encontrando referências em pessoas que conhece. “Não posso citar nomes”, avisa.

Fernanda também precisou de uma preparação especial para protagonizar as cenas em que Leila usava cadeira de rodas e depois muletas, por conta do tombo que levou na escada. Mas em 2011, na peça “Mente Mentira”, ela já havia interpretado situação semelhante na pele de uma mulher que sofria traumatismo craniano e precisava reaprender a andar e a falar. Então, a extensa pesquisa sobre reabilitação que fez na época a ajudou bastante na novela. “É sempre assim, os trabalhos antigos ajudam no próximo”, argumenta ela, que também teve o auxílio de uma fisioterapeuta durante as gravações.


Perfil

Nome completo: 
Fernanda Arrias Machado

Data de nascimento: 10 de outubro de 1980

Local de nascimento: Maringá (PR)

Signo:  Libra

Últimos papéis na TV:  Luciana Alencar de “Insensato Coração” (2011), Laís Molinari de “Caras & Bocas” (2009), Lorena Vianna de “Queridos Amigos” (2008), Joana Schneider de “Paraíso Tropical (2007), Dalila Santini da Silva de “Alma Gêmea” (2005), Sofya Mishkina de “Começar de Novo” (2004)