Após um hiato de quase três anos, a Virada Cultural de BH vai voltar em 2019. A quinta edição do evento será nos dias 20 (sábado) e 21 de julho (domingo). Ao todo, serão 24 horas de programação que vão ocupar as ruas do centro da capital mineira.
Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Instituto Periférico - selecionado via edital como Organização da Sociedade Civil (OSC) -, a Virada Cultural de BH deste ano deve oferecer 400 atrações gratuitas, das 17h do dia 20 até as 17h do dia 21 de julho. A estimativa é de que cerca de 500 mil pessoas participem do evento.
A programação terá pelo menos 120 atrações selecionados por meio do edital. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, até às 23h59 do dia 12 de maio, no site da Virada Cultural. Serão aceitas propostas de arte urbana, música, dança, circo, cinema, teatro, artes visuais, gastronomia, moda, games, espetáculo infantil, cultura popular, intervenções de rua, feiras e outros segmentos.
As atividades selecionadas serão distribuídas em seis áreas principais no hipercentro de Belo Horizonte: Aarão Reis (embaixo do Viaduto Santa Tereza), Parque Municipal Américo Renné Giannetti, praça Sete, rua da Bahia com avenida Santos Dumont, rua Guaicurus e rua Goiás. Espaços culturais parceiros do evento também deverão receber programação.
A Virada Cultural é realizada desde 2013 em Belo Horizonte. Todas as quatro edições foram realizadas na gestão do então prefeito Marcio Lacerda. Na última delas, em 2016, 580 mil pessoas acompanharam a programação. O evento estava suspenso desde 2017, quando Alexandre Kalil assumiu a Prefeitura de BH.