Inaugurado há 43 anos, o Polo Automotivo da Fiat, em Betim, entrou em uma nova era. Com instalações recém-inauguradas, desde julho deste ano, a planta da marca italiana em Minas atingiu 100% de autonomia para projetar novos veículos do início ao fim. Até 2024, a Fiat Chrysler Automóveis (FCA) planeja fazer 15 lançamentos entre novos modelos, renovações e séries especiais.

Em Betim, está prevista a produção de três novos carros nas linhas de montagem já a partir de 2020. Dois deles marcarão a entrada da Fiat no segmento de SUVs, o que mais cresce no mercado brasileiro. Serão os primeiros modelos da Fiat a usufruir do atual processo de transformação digital vivido dentro da fábrica de Betim.

Se em 1976, o desenvolvimento do Fiat 147 foi 100% realizado em pranchetas e modelos físicos, a partir da década de 90, a FCA Latam começou a navegar em ambientes digitais. O ponto de partida para o desenvolvimento dos novos produtos é o briefing conceitual.

Desde agosto deste ano, ele é feito no HUB da FCA, um grande espaço colaborativo, com a estrutura de um escritório coworking, onde o caldeirão de ideias com profissionais das mais diversas áreas da montadora começa a efervescer. Na busca pelo novo, uma das áreas de atuação do HUB é a conectividade.

 

 

"Hoje, o desenvolvimento de um novo carro se baseia em quatro pilares, autonomia, soluções de mobilidade, eletrificação e conectividade. E nosso desafio a partir de 2020 será de fazer um carro mais conectado. Nossa preocupação é trazer isso para realidade do brasileiro, que já é altamente conectado, mais do que os norte-americanos inclusive", destaca Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA Latam.

Nova estrutura gera agilidade

De acordo com Kamei, o processo inteiro de criação de um carro do zero, de um modelo inexistente, leva em média de três a quatro anos, mas uma das missões do novo HUB é de justamente encurtar esse tempo.

Segundo o executivo, só esse trabalho de briefing conceitual do modelo pode durar até seis meses, mas isso já mudou e ficou muito mais ágil.

BRIEFING CONCEITUAL. É o documento que reúne insights e oportunidades captados por meio de pesquisas de mercado, perfis de consumidores e análise de tendências, orientando os times de engenharia, design, entre outras áreas, na criação do novo lançamento.

“Hoje, com a virtualização e as tecnologias e painéis virtuais, a gente consegue encurtar para duas semanas as pesquisas de validação de algumas propostas de valor ou de conceito de design, por exemplo, que tradicionalmente nos levava a gastar três a quatro meses no mínimo antes, além de se fazer um investimento considerável para recrutar todas as pessoas, ir a campo, às vezes construir um protótipo, etc”, explica Kamei.