Eleições 2018

Bolsonaro sobe 7 pontos em MG, Marina cai e Haddad é 2º

Pesquisa mostra que candidato do PSL tem 27,2%, enquanto Haddad soma 10,4%

Jair Bolsonaro lidera em Minas a corrida ao Palácio do Planalto
PUBLICADO EM 18/09/18 - 03h00

O candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) lidera as intenções de voto em Minas Gerais e ampliou sua vantagem sobre o segundo colocado. A mais recente pesquisa DataTempo/CP2 mostra que as intenções de voto no capitão reformado passaram de 20,1%, no levantamento realizado em agosto, para 27,2% agora. No Estado que é considerado chave para eleger um presidente, ele passou a ter 17 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado. Antes, eram 6 pontos.

Houve uma alteração do segundo colocado com relação à pesquisa anterior. Agora, Fernando Haddad (PT) assumiu o posto que era de Marina Silva (Rede) e tem 10,4% das intenções de voto; antes ele tinha 3,8%. Em seguida, aparece Ciro Gomes (PDT), que passou de 6,8% para 9,6%. Marina, que no levantamento de agosto tinha 14,1%, despencou para 7,2% na preferência dos mineiros. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, também oscilou negativamente, passando de 7,1% para 6,3%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, Haddad, Ciro, Marina e Alckmin estão tecnicamente empatados.

Depois desse bolo de candidatos que disputam o segundo lugar está João Amoêdo (Novo), que tem 2,8%. Em agosto, ele tinha 1,1%. Amoêdo é seguido de perto por Henrique Meirelles (MDB), que cresceu de 0,9% para 2,1%. Já Alvaro Dias (Podemos) passou de 2% para 1,4%. Todos estão tecnicamente empatados.

Não alcançaram nem 1% dos votos os candidatos Vera Lúcia (PSTU), Guilherme Boulos (PSOL), José Maria Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL).

Os votos brancos e nulos representam 13,4% das intenções de voto, enquanto 11,4% não souberam ou não responderam.

Segundo turno. Além de se isolar na liderança, Jair Bolsonaro melhorou seus índices nas simulações de segundo turno. Porém, a disputa continua indefinida. Ele vence em todos os cenários testados, com exceção de quando enfrenta Ciro Gomes, que leva pequena vantagem contra o capitão reformado. Porém, em todas as disputas que envolvem o nome do candidato do PSL há empate técnico.

Contra Ciro Gomes, Bolsonaro tem 36,2% das intenções de voto, e o pedetista alcança 36,5%. Já contra Marina Silva a disputa também é apertada, mas com vantagem para o militar: 36,7% contra 35,8%. Bolsonaro alcança maior vantagem quando os adversários são os candidatos tucano e petista. Contra Haddad, o deputado federal tem 37,6% da preferência do eleitoral, enquanto o ex-prefeito de São Paulo chega a 34,8%. Quando o adversário é o ex-governador de São Paulo, Bolsonaro abre 3,8 pontos percentuais de vantagem. Ele lidera com 35,3% contra 31,5%. 

Haddad perde em todos os cenários de segundo turno. Em situação contrária, Ciro venceria todos os seus adversários.

Registro

Dados. A Pesquisa DataTempo/CP2 ouviu 1.800 pessoas entre 10 e 13 de setembro. A margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O estudo foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) sob o número: MG-02321/2018.

Carregando...

Data Tempo/CP2 - Presidência
Infogram

comentários (48)

RENATO JUNIOR PEREIRA PEREIRA
Melhor Jair se acostumando hein 17 neles !
55 13 Denunciar
12:17 PM Sep 18, 2018

Victor Silva
Fátima, aproveita pra falar merda até o "mito" ganhar. Depois é mulher no lugar onde ele acha que é o lugar de mulher: na pia, no tanque, calada e, sem direito a reclamar de estupro. (Homem machão votar em Bolsonaro até dá pra entender, o cara é machista e/ou burro. Agora, mulher? É tipo a barata votar no chinelo...)
6 20 Denunciar
6:24 PM Sep 18, 2018

CELTON X
Essa frase do chinelo e a barata é mto boa.
6:50 PM Sep 18, 2018
Victor Silva
Bolsonaro não tem eleitor, tem deficientes cognitivos. Eu já tentei conversar com eles, entender suas razões, mas os caras não respondem, não argumentam. Falam que ele vai fazer algo: pergunto o que ele fez em 27 anos de Câmara? Gritam. Falam que ele é honesto: falo que o patrimônio aumentou nos 27 anos, pôs os filhos na política e era do PP, o partido mais corrupto. Reposta? Gritos. Pergunto de economia, como acham que temos que tentar sair do buraco? Gritam. Não tem jeito. Quem vota em Bolsonaro, ou é burro, ou é representado pelo imbecil. Pros primeiros há solução, EDUCAÇÃO. Pros outros, não. Só fazendo-os voltar pro esgoto de onde nunca deveriam ter saído...
5 22 Denunciar
6:18 PM Sep 18, 2018

LÉA CAMPPOS
MEUS CONTERRANEOS (MINEIROS)ASSINAM NOVO ATESTADO DE IGNORANCIA VOTANDO EM BOLSONARO E DILMA NAO DA NEM PARA IMAGINAR TAMANHA IGNORANCIA POLITICA. MEU VOTO JA REVELEI, E PARA ANA AMELIA, POIS SEI QUE ELA ASSUME O POSTO COM OS PROBLEMAS DE ALCKMIN.
4 29 Denunciar
5:18 PM Sep 18, 2018

CELTON X
Pô esses eleitores são chatos para carvalho. Certa vez fui à São Paulo e parentes ficaram enchendo o saco: Torce p Cúrintias, torce pru Coringa, torce para as gaivotas da fiel. E diziam time mineiro não tem chances de ganhar nada ou quase nada. Vc tá perdendo tempo. Esses elitores estão parecendo aqueles manipulados por cientistas loucos de filmes que colocam uma hipnose nas ondas da tv e entram em transe. Ki mierda querer obrigar os outros a votarem em messias.
3 27 Denunciar
4:32 PM Sep 18, 2018

Esteves
Oua vcs viram a Treta que esta tendo na Internet??? Embaixada Alemã postou video dando Aula de Historia pra Direita Youtuber Brasileira. Parece que Jornal EL Pais disse que é uma Vergonha alheia o que esta acontecendo. O Video da Embaixada diz que Nazismo é de Direita, mas muita gente do Brasil tenta refutar a Historia dizendo que é de Esquerda.
5 20 Denunciar
4:25 PM Sep 18, 2018

orlando jose azevedo cardoso
Sei que PT é corrupção e aparelhamento de Estado, além de incompetência e atraso.
4:43 PM Sep 18, 2018
Antônio Jair
Presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, afirmou que foi um erro conceder empréstimos a Cuba e à Venezuela durante Governos Lula+Dilma.O saldo devedor deles soma cerca de 1 BILHÃO DE DÓLARES, e estão em atraso. "Há uma crítica a esses empréstimos, e até diria que, olhando hoje, fica claro que eles não tinham condição de pagar. Não deveriam ter sido feitos, e agora temos que ir atrás do dinheiro para receber." Cuba tem três parcelas em aberto que juntas somam 17,5 MILHÕES DE DÓLARES, do saldo devedor de aproximadamente 600 MILHÕES DE DÓLARES.
28 3 Denunciar
4:07 PM Sep 18, 2018

mariel eustaquio
Vamos acabar de vez com todas as brigas? Vamos fazer o seguinte: a gente divide o Brasil em 2 e elege 2 presidentes, Haddad em um e o Bolsonaro no outro; No lado do Bolsonaro: Militares ! Empresários! Banqueiros! Empreendedores! Capitalismo Livre! Cristãos! Família Tradicional! Escolas com Disciplina! Policiais Armados! Crianças sem ideologia de Gênero! Partidos Republicanos de Direita! Aliados com EUA e Europa! Não ao Aborto! Estupradores presos Assassinos serão condenados à 50 anos sem progressão de penas! Drogas proibidas! Traficantes mortos! Todos são obrigados a estudar e trabalhar para seu sustento. Sem cotas raciais! Valorizar o Mérito! No lado do Haddad: (Lula) Sem Militares! Sem Polícia Armada! Sem Bancos! Sem Empresários ! Sem Empreendedores! Sem Cristãos! Partidos Socialistas e Comunistas! Aliados só aos países Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, Nicarágua . Aborto Livre! Não existirá sexo Masculino e Feminino, tudo é o mesmo Gênero! Não é obrigado a Trabalhar e Estudar! Nas escolas não haverá disciplina! Crianças de 4 a 10 anos irão aprender como fazer sexo nas escolas com meninas e meninos , pois tudo é igual! Bolsas Famílias e todas as Bolsas valerão! Sem Presídios! Drogas a vontade e liberadas! Assaltante é vítima! Traficantes livres na praia! Pedofilia livre! Estuprador não é criminoso, é doente! Presos ganham Bolsas presidiário! ESCOLHAM O SEU PAÍS Eu já há algum tempo escolhi o meu! Eles querem um país assim.. Aí pegam os familiares e mandam de mala e cuia para morar fora daqui.... Vai entender... A escolha é sua. Seu voto é secreto. É seu dever escolher o Brasil que vc quer para o seu futuro!
30 6 Denunciar
3:15 PM Sep 18, 2018

Diego Augusto Queiroz
kkkkkkkkkkkk coitado desse doente iludido kkkkkkkkkkk Acha que presidente tem poderes divinos e que Coréia do Norte, Cuba e Venezuela não são ditaduras militares kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Esse conseguiu ser pior que o coiso e o vice-coiso kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
4:22 PM Sep 18, 2018
Stênio Barbosa
O mineiro desperta e vê que todo o discurso hipócrita de esquerda que reduz Bolsonaro a uma ditadura a qual jamais vai repetir mas que ao mesmo tempo fecha os olhos para a VERDADEIRA DITADURA que ocorre ATUALMENTE na VENEZUELA! Bolsonaro é o único não ligado à corrupção, é o único que fala a verdade sobre as ideologias enganosas da esquerda e de todo este MARXISMO CULTURAL QUE NÃO PASSARÁ!
37 8 Denunciar
3:11 PM Sep 18, 2018

CELTON X
O posto Ipiranga do Jair não vai a debates por quê?
9 33 Denunciar
3:05 PM Sep 18, 2018

mariel eustaquio
Fernando Henrique , Fernando Collor, Fernando Haddad , ninguém aguenta mais Fernando, PQP.
38 3 Denunciar
3:02 PM Sep 18, 2018

Bia Soares
Dentre estes 3 xarás, prefiro o Fernando Henrique Cardoso. Sem nenhuma dúvida.
4:42 PM Sep 18, 2018
Fernando Fulgêncio
Anastasia governador e Bolsonaro/general Morão na presidência... mineiro é burro demais da conta, sô!
10 41 Denunciar
2:29 PM Sep 18, 2018

mariel eustaquio
Não adianta chorar e espernear. É BOLSONARO 17
44 8 Denunciar
2:23 PM Sep 18, 2018

mariel eustaquio
QUERIA DIZER O SEGUINTE: CALÍGULA NO AUGE DE SUA DORMÊNCIA ELEGEU UM CAVALO PARA SENADO E SÉCULOS DEPOIS O POVO MINEIRO ESTÁ PRESTES A ELEGER UMA ANTA PARA O SENADO.
37 7 Denunciar
2:02 PM Sep 18, 2018

HELDER CHAIA TOLEDO MIRANDA
Manchete com fortíssimo indício de ser tendenciosa à favor do candidato. EXPLICA uma coisa : o candidato que cresceu É O MAIS REJEITADO POR 21 % , o mesmo índice da pesquisa estimulada que lhe dá a liderança. Não há problema algum meio privado de comunicação ter preferência, mas ético, prudente e condigno do bom jornalismo é deixar bem transparente sua posição aos seu leitores que lhe dão confiança. Caso contrário trata-se de manipulação com intuito de se ter benefícios a si em detrimento ao jornalismo confiável que a sociedade espera. Seria interessante saber qual seria o posicionamento de um possível ombudsman/girl que o jornal ainda não dispõe.
7 20 Denunciar
1:43 PM Sep 18, 2018

jose da silva filho
Pois é, toda e qualquer pesquisa tem cunho especulativo. Tem gente que acredita piamente que o resultado nas eleições será exatamente o que as pesquisas dizem. Tendência não significa a realidade. Por isso espero que os candidatos do pt e aliados seja somente uma miragem nas pesquisas desta eleição.
28 5 Denunciar
12:29 PM Sep 18, 2018

Paulo F
É triste, mas é a realidade: A ÚNICA ALTERNATIVA AO BOLSONARO É A MANUTENÇÃO DOS ATUAIS POLÍTICOS E DA ATUAL POLÍTICA. Então eu pergunto: você quer que o Brasil continue na lama? EU NÃO
9 35 Denunciar
12:13 PM Sep 18, 2018

Diego Augusto Queiroz
Como se ele não fosse um dos "atuais políticos" há 28 anos.
4:16 PM Sep 18, 2018
Evandro Arantes
Esta é a eleição do 17. Bolsonaro número 17 e mais 17 zeros para anular todos os outros votos, confiram: Governador dois zeros, senador 2 vezes três zeros igual a seis zeros, deputado federal quatro zeros, deputado estadual cinco zeros: Somando 2+6+4+5=17 zeros. PRESIDENTE TECLE 17 – CONFIRMA - Bolsonaro e Mourão - E MAIS 17 zeros NULOS. E do 17 vai dar 7+1 = 8 anos que Bolsonaro vai ficar na Presidência da República.
40 14 Denunciar
11:55 AM Sep 18, 2018

Diego Augusto Queiroz
dãããããã
4:22 PM Sep 18, 2018
Drope
hahahahahahahahahaha O segundo turno, só acontece no segundo turno. hahahahahahahaha Quero só ver quem vota no Alckmin votar no Ciro ou Haddad. hahahahahahahahahaha
33 5 Denunciar
11:53 AM Sep 18, 2018

Idiota pagador de impostos
É por isso que Bolsonaro será eleito no 1º turno mesmo, para garantir... Aguarde e verás... kkkkk
12:05 PM Sep 18, 2018
Esteves
Crise na Direita!!! Rachel apoia #EleNão
7 33 Denunciar
11:44 AM Sep 18, 2018

Fátima Moreira - (Chega de sacanagem com o povo)
...É melhor esses petistas alienados Jair se acostumando com a ideia da derrota. Chega de roubalheira e organização criminosa no Brasil. O país precisa seguir em frente com uma liderança firme e segura. E a solução para tudo isso se chama: J A I R B O L S O N A R O.
67 14 Denunciar
11:22 AM Sep 18, 2018

RENATO JUNIOR PEREIRA PEREIRA
Esteves , o auxilio moradia nao é ilegal , pode se imoral ( eu tbm acho que é ) mas acabar com ele depende de todo o congresso , vc deve usar esse argumento para escolher seu deputado federal , que seja contra tal auxilio .
12:21 PM Sep 18, 2018
Esteves
Só nao voto no Bolsonaro por Causa do Auxilio moradia que dizem ser desde o ano 1995. Nao faz sentido criticar MST, Bolsa Familia sendo Moralista Conservador Cidadao de Bem aceitando Auxilio Moradia tendo casa Propria falando tb de Meritocracia e Estado Minimo. Quem viu Problemas na Economia durante Governo Itamar, FHC, Lula e Dilma era pra entender mais do assunto. Fora que em quase 30 anos de Carreira politica pouco se sabe o que fez de Bom pro Estado do Rio de Janeiro.
11:49 AM Sep 18, 2018
Silvio Grossi
Gente, eh muito simples observar, que Bolsonaro não ganha de ninguém no segundo turno. O candidato que mais sobe nas Pesquisas eh Fernando Haddad e em pouco tempo passara para primeiro lugar no segundo turno, Bolsonaro nada mais eh que um boneco manipulável nas mãos de banqueiros,grandes empresários, alguns militares mais exaltados e por vivos de Aecio arrependidos. A cúpula do Exercito não o apoia. Voltem la e tentem entender os gráficos. Da para qualquer qualquer pessoa que sabe pensar entender.
19 65 Denunciar
10:54 AM Sep 18, 2018

Marcos Bench
Exatamente.Perde para todos no segundo turno e tem o mais alto indice de rejeição, sem contar com o fato de que quem disputar contra ele no segundo turno terá mais apoios que ele.#EleNão.
11:06 AM Sep 18, 2018
Silvio Grossi
Quis dizer : " e por viúvos do Aecio arrependidos ".
10:57 AM Sep 18, 2018
orlando jose azevedo cardoso
As vezes colocam opiniões assim: Fora PT/ PSDB/ PMDB. Ocorre que o PSDB está fora do governo federal desde 2002, portanto 16 anos. O governo FHC foi responsável pelos grandes pilares na economia e que foram mantidos até mesmo pelo inconsequente do PT. O plano Real foi o maior plano econômico e social deste país derrubando uma inflação descontrolada, o que representou ganhos enormes para a classe assalariada. Lei de responsabilidade fiscal, acesso maciço ao sistema telefônico, internet, etc, privatizou empresas que davam prejuízos para o erário e passaram a ser grandes contribuintes de tributos como a vale, no campo social implantou e ampliou programas como saúde da família, grande ampliação dos genéricos, fundef, valorização real do salário mínimo, bolsa-escola, bolsa-alimentação, vale-gás, programa PET, reduziu significativamente a mortalidade infantil, etc, etc... Foi um governo com corrupção baixíssima, pois na realidade o que existia era um denuncismo irresponsável do PT, e que praticamente nada se comprovou, parece aquela lógica do ladrão. Ele rouba e depois grita pega ladrão. Assim é o PT, conforme se comprovou no mensalão, petrólão, fundos de pensão, BNDES e outros, onde em todos os casos a direção do partido e seus principais líderes estavam envolvidos, sendo portanto, uma corrupção sistêmica. Assim, neste momento em que o PT quebrou o país e desestruturou a máquina pública, temos que ser responsável e eleger Geraldo Alckmin com o retorno de grande parte da equipe do plano Real e com experiência comprovada no governo de São Paulo que se encontra saneado e com obras ao contrário de Estados como Minas Gerais, Rio de janeiro e Rio Grande do Sul, entre outros.
41 35 Denunciar
9:38 AM Sep 18, 2018

Victor Silva
Bia, aproveite pra falar agora. Você é mulher, depois dele eleito não vai ter país bom pra você: você vai ganhar metade da gente e sem direito a reclamar. Isso se seu marido deixar você sair de casa... Ou você acha que mulher conquistou o direito de votar com um anjo caído do céu?
6:21 PM Sep 18, 2018
Bia Soares
Concordo com cada palavra dita por você. Também entendo que Alkimin ou Meirelles ou Amoêdo possuem o melhor perfil para ser o presidente capaz de governar melhor o país. Mas, não consigo entender o pq que o brasileiro "gosta e vota" no perfil de pessoas populares as, incapazes de se fazer um bom governo. Sendo, assim, tenho dito e repito, mesmo que o Bolsonaro não seja o candidato com o perfil que considero ideal para ser presidente, sim, votarei nele (e acredito que alguns milhares de pessoas assim o farão) no segundo turno para evitar ter um presidente presidiário e comandar o país de dentro de um presídio. Pq Haddad é apenas um boneco, um marionete nas mãos do maior ladrão da história do nosso país.
10:03 AM Sep 18, 2018
Alberto
Já era... é mito na cabeça!!! Aliás, muitos "pedala Robinho" na cabeça a partir de 2019...kkkkk
78 22 Denunciar
9:21 AM Sep 18, 2018

Arnaldo Dias Costa
O Brasil acabou! Elegendo um fascista, o "Tiririca de coturno", politiqueiro de carteirinha, um perfeito idiota, completo boçal sexista, racista, homofóbico. Esse é o país da intolerância, do retrocesso. Com imprensa, com judiciário, com tudo! Ainda não chegamos ao fundo do poço, estamos perto...
32 75 Denunciar
8:45 AM Sep 18, 2018

Drope
"Elegendo um fascista, o "Tiririca de coturno", politiqueiro de carteirinha, um perfeito idiota, completo boçal sexista, racista, homofóbico." Calma gente. O Arnaldo está falando é do Ciro. hahahahahahahahahaha
11:48 AM Sep 18, 2018
Marcos Bench
Esse boçal oportunista, ameaça à frágil democracia brasileira, não será eleito. Note que no 2º turno perde para todos.#Elenão
10:21 AM Sep 18, 2018
Fernando Cruz
Deixe eu adivinhar: Sua sugestão seria um candidato de esquerda? Igual ao que tem sido eleito nos últimos 20 anos?
9:09 AM Sep 18, 2018
Ricardo Alves de Oliveira
A manchete deveria ser menos tendenciosa. Ora, se vc cita que o primeiro cresceu 7 pontos, deveriam colocar tb quanto o segundo cresceu. Isso não faz um bom jornalismo.
25 53 Denunciar
8:27 AM Sep 18, 2018

Marcos Bench
Interessante o nível de argumentação dos bolsonaristas.Xingamento, desqualificação do interlocutor e não o debate de argumentos.Berros de "mito" e coisas do gênero. Sintomaticamente, na maioria dos casos de agressão e morte de mulheres, é só ir no Face do assassino/agressor e tá lá um bolsonarista.#Elenão.
10:26 AM Sep 18, 2018
Idiota pagador de impostos
Você faltou mesmo as aulas de português / interpretação de texto hein???? Ou leu só a "capa do livro"???? "Houve uma alteração do segundo colocado com relação à pesquisa anterior. Agora, Fernando Haddad (PT) assumiu o posto que era de Marina Silva (Rede) e tem 10,4% das intenções de voto; antes ele tinha 3,8%. "
8:54 AM Sep 18, 2018
Marcelo Sampaio
#LULALIVRE2050
81 20 Denunciar
7:58 AM Sep 18, 2018

Marcelo Rodrigues
Dezessete
85 21 Denunciar
7:31 AM Sep 18, 2018

Esteves
O Tempo nao vai postar Materia sobre a Perola do Video Campanha do Mito com Medica estrangeira "apoiando"???
14 45 Denunciar
7:17 AM Sep 18, 2018

Marcos Bench
Não vai mostrar não. O dono do jornal, seu Mediolhi, que nem brasileiro é,nascido na Itália, parece gostar do coiso, fascista.
10:30 AM Sep 18, 2018