Eleições em Belo Horizonte

Luisa Barreto aposta nas redes sociais para ficar mais conhecida no eleitorado

Candidata do PSDB à Prefeitura de Belo Horizonte é a que mais gastou em impulsionamento até agora em todo o Brasil

Pedro Augusto Figueiredo
24/09/20 - 13h19

A campanha de Luisa Barreto (PSDB) à Prefeitura de Belo Horizonte terá como foco as redes sociais. A avaliação é que as agendas presenciais serão mais restritas por causa da pandemia do que em outras eleições, o que torna a internet uma ferramenta fundamental para que ela divulgue suas propostas e também fique mais conhecida entre os eleitores.

A prova da orientação digital da campanha está nos números: de acordo com o Facebook, Luisa Barreto é a candidata que mais gastou em impulsionamento de conteúdo em todo o Brasil entre os dias 4 de agosto e 22 de setembro. Foram R$ 54 mil, distribuídos entre a própria plataforma e o Instagram.

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“Eu sou ainda em boa medida desconhecida de muitas pessoas em Belo Horizonte, mas eu tenho muita tranquilidade e certeza de que levo uma boa plataforma de governo. E levo minha história e meu currículo para ajudar Belo Horizonte. Acredito que com a mensagem chegando até as pessoas nós vamos sim ter muito sucesso nessa caminhada’, afirma Barreto, que disputa uma eleição pela primeira vez.

Formada em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Fundação João Pinheiro, ela deixou o cargo de secretária-adjunta de Planejamento e Gestão do governo de Romeu Zema (Novo) para concorrer à prefeitura da capital. 

Apesar da estreia nas urnas, ela participou de outras campanhas, tendo sido coordenadora dos planos de governo do candidato a prefeito em 2016, João Leite (PSDB), e do candidato a governador em 2018, Antonio Anastasia, hoje no PSD.

“O principal ponto da minha campanha é mostrar que Belo Horizonte é uma cidade que pode ser muito melhor do que é, uma cidade que tem um potencial enorme mas que foi abandonada pela atual gestão”, afirma Luisa Barreto. “A cidade é uma criatura viva e criaturas vivas têm que crescer e se desenvolver e não só serem mantidas como estão. Vamos fazer isso a partir de uma plataforma colaborativa”.

O PSDB registrou chapa pura - o vice é Juvenal Araújo, ex-secretário de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no governo Temer -  e não terá o apoio de nenhum outro partido na coligação. Houve conversas com outras siglas que não se concretizaram porque, segundo o partido, o objetivo era realizar alianças programáticas em torno de um projeto definido para Belo Horizonte.

Nas peças de campanha já divulgadas, a campanha de Luisa Barreto tenta esconder o PSDB. A cor azul, tradicionalmente usada pelo partido, deu lugar ao lilás e ao verde. Além disso, embora a candidata tenha gravado um vídeo recente em que cita quatro motivos pelos quais filiou-se ao PSDB, menções ao partido no material de campanha geralmente são evitadas.

Questionada se uma eventual rejeição do eleitorado ao PSDB, devido ao envolvimento de lideranças do partido na Operação Lava Jato, como o ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e o senador José Serra (PSDB), Luisa Barreto afirma que eventualmente pode acontecer de um partido ser rejeitado, mas que “não consegue cravar” se isso acontecerá no caso da sua campanha porque depende do eleitor.

“Mas eu tenho muita tranquilidade dizer que estou no PSDB feliz pelas ideias que o partido representa e trazendo também uma renovação que a política precisa em grande medida”, diz.