Ciência

Estudo mostra que há apenas quatro tipos de personalidades

Resultado pode ser útil para, por exemplo, contratação de profissionais

Qui, 20/09/18 - 03h00
Pesquisa. A definição de tipos de personalidade é um tema polêmico nos campos da psicologia e da neurociência | Foto: Pintrest/reprodução

Ouça a notícia

Washington, EUA. Um estudo feito com 1,5 milhão de pessoas sugere a existência de apenas quatro tipos de personalidade: regular, reservada, egocêntrica e exemplo a seguir. Luís Amaral, cientista e líder da pesquisa, segundo o Newshub, diz que o resultado pode ser útil na contratação de profissionais ou, no campo dos relacionamentos pessoais, na busca pelo parceiro ideal.

A definição de tipos de personalidade é um tema polêmico na psicologia e na neurociência. Atualmente, os cinco traços comumente aceitos na área acadêmica são a abertura para a experiência, a responsabilidade, a extroversão, a instabilidade emocional e a agradabilidade.

No modelo abordado no estudo, publicado na última segunda-feira no periódico científico “Nature Human Behaviour”, foi dado um valor para cada um desses cinco traços. A combinação dos valores permitiu, então, isolar quatro grandes grupos de dados e, dessa forma, definir quais seriam os quatro tipos de personalidade.

“O que é novo nesse estudo é que a escolha dos cinco grandes traços se mantém como um ponto de partida”, diz John A. Johnson, psicólogo da Universidade da Pensilvânia. No fundo, o estudo “faz uma defesa forte da existência de tipos de personalidade definidos por configurações dos cinco grandes traços de personalidade”, explica.

As conclusões foram suficientes para convencer os especialistas mais céticos, que concordaram com as quatro personalidades gerais.

Assim, a personalidade regular é aquela que se caracteriza como a mais comum, um pouco extrovertida, e está mais presente entre as mulheres.

Já a personalidade reservada é o tipo mais estável no nível emocional. Além disso, tende geralmente a ser “agradável”.

O modelo a seguir é o tipo de personalidade mais presente em uma faixa etária mais adulta, e, sem surpresas, pertencente ao grupo de “pessoas confiáveis e que estão abertas a novas ideias”. Luís Amaral resume esse tipo em uma frase: “são boas pessoas para ficar na liderança”.

Por último, os egocêntricos são aqueles que tendem a se focar apenas em si mesmos. Apesar de não serem os mais amáveis, essa falta de amabilidade é uma característica que tende a diminuir com o avançar da idade. Luís Amaral descreve essas pessoas em termos “não técnicos” de uma forma muito simples: são “imbecis”.

As 4 características, segundo o estudo

Regular. É pouco extrovertida. Mais comum em mulheres.

Reservada. Tem ainda menos abertura. É o tipo mais estável emocionalmente. Possui tendência ao conhecimento.

Modelo a seguir. Pessoas adultas, confiáveis e abertas a novas ideias. Bons líderes.

Egocêntrico. Tende a se focar apenas em si. Não é muito amável, o que pode diminuir com a idade. No estudo, é considerado “imbecil”.

Flash

Faça o teste. Para participar do estudo, visite o Projeto Sapa e responda ao questionário. A pesquisa é anônima. O feedback é gratuito e confidencial.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.