Data

Dia do Médico: Relembre cinco fatos curiosos da profissão durante a pandemia

Carta emocionante a equipe médica que tentou salvar mãe do coronavírus e médicos que se fantasiaram para poderem ver o filhos estão entre os destaques

Por Da Redação
Publicado em 18 de outubro de 2020 | 06:00
 
 
Bebê tira máscara de médico após o parto: 'tomara que seja um sinal!' Foto: Instagram/Reprodução

Neste domingo, dia 18 de outubro, é comemorado o Dia do Médico. A comemoração da data tem origem cristã, pois neste dia também é celebrado o Dia de São Lucas, um santo que teria sido médico em vida.

Pensando nisso, O TEMPO relembra cinco curiosidade médicas que ganharam repercussão durante essa pandemia de coronavírus, período em que a profissão ganhou ainda mais destaque e importância.

Bebê tira máscara de médico após o parto

O médico obstetra Samer Cheiab, que atua em Dubai, nos Emirados Árabes, protagonizou uma cena curiosa na primeira semana de outubro deste ano. Logo após fazer o parto de um bebê, ele arrancou a máscara cirúrgica do médico, e o momento foi fotografado. “Todos queremos um sinal de que tiraremos as máscaras em breve!”, comentou Cheiab no Instagram.

Médico se fantasia para poder abraçar a filha

Distante há duas semanas da filha de apenas 2 anos e da esposa grávida de oito meses, o médico cirurgião Lucas Fragoso, de 34 anos, decidiu preparar uma surpresa para elas no Dia das Mães.

Escondido em uma fantasia de cachorro colocada sobre equipamentos de proteção, ele apareceu na casa da sogra, onde as duas estavam abrigadas enquanto ele atua em hospitais na linha de frente para combate ao coronavírus em Divinópolis, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, para poder abraçá-las.

Médico deixa mensagem antes de morrer de Covid-19

O médico Lucas Augusto Pires, que estava infectado com coronavírus, fez uma postagem emocionante em uma rede social antes de ser encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Pai de duas crianças, ele morreu em Maringá, na região Norte do Paraná.

“Estou indo nesse momento pra UTI, devido a um agravamento do quadro de Covid-19 (...) Peguei essa doença fazendo o q amo, cuidando de meus pacientes (...) Faria tudo outra vez”, disse.

Filha envia carta a médicos antes de morte da mãe

Idaliani Mendonça, de 39 anos, enviou uma carta emocionante ao grupo de médicos que cuidava de sua mãe, Francisca Maria Dantas, de 57, que foi internada em abril em uma unidade de saúde de Manaus com suspeita de Covid-19. Ela morreu após uma parada cardíaca, após o envio do texto.

"Infelizmente, minha mãe é mais uma vítima desse vírus (...) Neste momento, ela está sob os cuidados de vocês há cerca de cinco dias. Intubada e bravamente lutando pela vida. Peço encarecidamente que olhem por ela, orem por ela", dizia em parte.

Médico se veste de dinossauro para abraçar filho

O médico Juan Lambert preparou uma surpresa para o filho Luca. Ele vestiu uma fantasia de dinossauro para abraçá-lo após quase dois meses de isolamento.