Notícias falsas

Espalhar boatos dá mais força à Momo

A figura grotesca supostamente está presente em vídeos do YouTube Kids ensinando crianças a se matar

Por Da Redação
Publicado em 21 de março de 2019 | 03:00
 
 
Momo é alvo de denúncias Foto: Reprodução/YouTube

São Paulo. A notícia falsa da vez envolve preocupação de pais, relatos de choros dos filhos e ação de trolls da internet. Tudo envolve a figura grotesca Momo, que supostamente está presente em vídeos do YouTube Kids ensinando crianças a se matar.

A reportagem da “Folha de S.Paulo” passou dois dias assistindo a vídeos no YouTube Kids à procura de Momo, mas a imagem dela não foi vista nenhuma vez. No entanto, em uma busca no Google, foi encontrado um vídeo de animação que, depois de alguns minutos, é interrompido com imagem de um homem que dá indicações sobre automutilação, em inglês. Procurada, a empresa não respondeu.

O presidente do departamento científico de comportamento e desenvolvimento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Liubiana Arantes, diz que o pânico gerado pelo Momo é um eco do jogo Baleia Azul, de 2017. À época, Thiago Tavares, presidente da ONG Safernet, disse que mostrar o conteúdo ou divulgar a história na tentativa de alertar as crianças sobre os perigos tem o efeito contrário. “Quanto mais os pais divulgam, mais o boato ganha força”, disse.