Missão em Marte

Nasa declara ‘morto’ robô Opportunity

O contato tinha sido perdido em 10 de junho de 2018, quando uma tempestade de poeira envolveu o Planeta Vermelho

Por Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2019 | 03:00
 
 
Conhecido pelos íntimos como Oppy, o robô chegou a Marte em 2004 Foto: Divulgação

O robô Opportunity, que percorria Marte desde 2004 e que confirmou que lá houve água em algum momento, foi oficialmente declarado morto pela Nasa na quarta-feira, pondo fim a uma das missões mais frutíferas da história da exploração do sistema solar. “Declaro terminada a missão Opportunity”, afirmou o chefe científico da Nasa, Thomas Zurbuchen, em uma conferência de imprensa em Pasadena, na Califórnia, no Jet Propulsion Laboratory, a partir de onde os robôs exploradores americanos são dirigidos. “Embora seja uma máquina, é difícil dizer adeus, é doloroso”, declarou o chefe do programa, John Callas.

“Não fiquem triste porque terminou, tenham orgulho por tudo que nos ensinou”, escreveu o ex-presidente Barack Obama no Twitter. E felicitou a todos que participaram da missão da Nasa que “superou todas as expectativas, inspirou uma nova geração de americanos”.

O contato tinha sido perdido em 10 de junho de 2018, quando uma tempestade de poeira envolveu o Planeta Vermelho, escureceu a atmosfera durante vários meses e impediu que o veículo recarregasse suas baterias solares. Depois de oito meses e mais de mil mensagens enviadas da Terra sem resposta, a Nasa decidiu que a última tentativa seria realizada na última terça-feira à noite. E assim fez: “Não escutamos nada como resposta, de modo que é hora de dizer adeus”, disse Callas.

Ao longo dos meses de silêncio, a comunidade de pesquisadores e engenheiros envolvidos no programa parecia estar de luto pelo rover. “Engolido por uma tempestade de poeira gigante que envolveu o planeta inteiro: haveria um final mais apropriado para uma missão tão perfeita e valente como a do Opportunity?”, disse Frank Hartman, que dirigiu o robô por sete anos.