Ombros marcados

As mangas das roupas para a temporada são exageradamente amplas

Detalhes volumosos tentam voltar a influenciar o nosso armário

Dom, 25/08/19 - 03h00

Não é propriamente uma novidade. Vez ou outra, assistimos ao resgate de peças que, antes consideradas “de gosto duvidoso”, retornam à cena alçadas ao posto de objetos de desejo. Inclusive com peças a preços bem elevados. É justamente o flerte com o excesso e com o exagero que recolocaram as mangas bufantes de volta ao radar fashion. Tanto elas quanto as ombreiras extremamente estruturadas reinaram absolutas nos anos 80 e, agora, tentam voltar a influenciar o nosso armário.

Entusiastas em um revival daquela década apostaram nas mangas volumosas em seus desfiles – como a Gucci, Yves Saint Laurent, Dolce & Gabbana, Marc Jacobs e Givenchy. Como toda tendência que ressurge anos mais tarde, não seria inapropriado supor que o exagero dos anos 80 fosse vir de forma mais tímida para os novos tempos. Ledo engano. 

As grifes não economizaram tecido na hora de criar suas apostas maximalistas para o verão, provando que exagerar é imperativo na temporada quente.

“Acreditamos que a moda é espiral. Ao mesmo tempo que referências como os anos 80 retornam décadas depois, elas chegam trazendo novas leituras, novos elementos de tecnologia, informações, conceitos e temas atuais. A modelagem bufante, por exemplo, salienta os ombros e confere imponência ao look”, explicam as estilistas Maíra Lobo e Emanuela Carletto, da marca Malobo. 

Como combinar

As criadoras explicam ainda que, na mesma década, os ombros vinham para reforçar o protagonismo da mulher no mercado de trabalho. “Hoje, a ideia reaparece num momento em que o empoderamento feminino nunca esteve tão em pauta”, acreditam.

Além do contexto, o look dramático é o que convence a turma fashionista, principalmente nas grifes que compartilham visuais impactantes. Não demorou para que os ombros marcantes surgissem em looks de Thássia Naves, Vic Ceridono e Marina Ruy Barbosa. O que mudou, de fato, é a forma de combinar, mais moderninha e versátil. “As mangas bufantes, combinadas a calças de alfaiataria, bermudas ciclistas com tênis ou jeans de cintura alta e escarpim, ficam super ‘cool’ e zero anos 80”, explica a digital influencer e designer de moda Luiza D’Angelo.

No entanto, as mangas volumosas também podem ser usadas em visuais mais descontraídos. “Acho muito interessante combinar uma blusa com mangas bufantes e uma calça jeans, uma bota e um cinto, por exemplo. Além disso, é bem legal optar por vestidos com manga bufante somados a uma bota com o cano acima do joelho. Assim, o look fica muito chique!”, assegura Luiza.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.