MODA

Ronaldo Fraga apresenta coleção inédita em Buenos Aires

Estilista exibe criações contra a xenofobia e que valorizam as raízes dos imigrantes; ele ainda lançará um desafio ao vivo a quatro jovens estilistas argentinos para intervir em suas peças

Seg, 30/10/17 - 16h17

A visão diferenciada da BIENALSUR, que acontece em 16 países simultaneamente, com mais de 100 exposições de arte urbana, performances e mostras de vídeos às coleções de importantes museus – terá um de seus grandes momentos no próximo dia 2 de novembro, com a abertura da mostra Gênesis – Cultura sem Fronteiras, do estilista Ronaldo Fraga, no Hotel dos Imigrantes de Buenos Aires, sede principal da BIENALSUR, local que concentra o maior número de atividades artísticas do evento.

Atletas, escritores, artistas plásticos e diversas personalidades da Argentina farão parte da performance criada por Ronaldo Fraga, que encontrou na BIENALSUR o marco ideal para expressar e reivindicar a riqueza cultural dos sul-americanos, através de uma coleção inspirada em ampla pesquisa antropológica dos saberes dos povos originários e dos que chegaram a este continente. Esse caldeirão de origens – no momento em que cresce a xenofobia, o medo e a rejeição ao outro – será traduzido no desfile de 30 peças que depois farão parte de uma exposição que pretende percorrer várias cidades.

Para o desfile em Buenos Aires, Fraga também incluirá o resultado do desafio feito quatro jovens estilistas argentinos que, em apenas 24 horas, transformarão um vestido branco de sua criação em “tela” artística, processo que será documentado ao vivo. A trilha sonora do desfile estará a cargo da cantora Charo Bogarín, tataraneta de um cacique guarani e considerada um dos grandes referentes da nova música folclórica da Argentina. Ronaldo Fraga oferecerá ainda duas palestras, uma aberta ao público no Distrito Audiovisual e outra para profissionais no Centro Metropolitano de Desenho.

Gênesis – Cultura sem Fronteiras irá dialogar no Hotel de Imigrantes com obras do Museu Reina Sofía e dos artistas Tatiana Trouve (Brasil); Romuald Hazoume (Benim); Mariana Telleria (Argentina); Marco Maggi (Uruguai); Ivan Argote (Colômbia); Mariano Sardón (Argentina); Jose Bechara (Brasil) e do cineasta Amos Gitai (Israel).

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.