Uma grande revisão de estudos concluiu que a ingestão de suplementos de ferro durante a gravidez reduz o risco de anemia materna ou o nascimento de um bebê com baixo peso.
A análise abrangeu 92 estudos envolvendo quase 2 milhões de indivíduos. Alguns dos estudos testaram somente o ferro e os outros testaram o ferro em combinação com o ácido fólico, que é habitualmente usado para reduzir o risco de defeitos no nascimento.
Acima de tudo, os pesquisadores encontraram uma relação inversa significativa entre a dose de ferro e o risco de anemia materna no terceiro trimestre. Para cada aumento de 10 miligramas de ferro, até 66 miligramas, houve uma redução de 12% no risco para a anemia. Além disso, em 14 testes de ferro em relação a um placebo, a utilização do ferro foi associada a um aumento de peso no nascimento do bebê de cerca de 40 gramas, em média. Não houve nenhuma evidência para uma associação entre os suplementos de ferro com o nascimento prematuro ou com a duração da gestação. A revisão foi publicada no periódico "BMJ".
Os autores escrevem que os resultados devem ser interpretados com cautela devido às variações nos métodos de estudo. Ainda assim, o autor, Batool A. Haider, doutorando da Escola de Saúde Pública de Harvard, disse: "Se uma mãe sofre de anemia durante a gravidez, ela deve ser aconselhada a tomar suplementos de ferro, e ela deve fazer isso regularmente".