Epidemia mundial

ONU alerta sobre danos do homem ao ambiente

Uma em cada quatro mortes prematuras e por doenças está relacionada à poluição

Qui, 14/03/19 - 03h00

Nairóbi, Quênia. Uma em cada quatro mortes prematuras e por doenças no mundo está relacionada à poluição e outros danos ao meio ambiente provocados pelo homem, alerta a ONU em um relatório sobre a situação do planeta.

A poluição atmosférica, os produtos químicos que afetam a água potável e a destruição acelerada dos ecossistemas vitais para bilhões de pessoas estão provocando uma espécie de epidemia mundial, segundo o texto, que adverte para os efeitos negativos sobre a economia.

O relatório, que contou com a participação de 250 cientistas de 70 nações durante seis anos, destaca uma brecha crescente entre países ricos e pobres: o consumo excessivo, a poluição e desperdício de alimentos no Hemisfério Norte precipitam a fome, a pobreza e as doenças no Sul, ao mesmo tempo em que aumentam as emissões de gases que provocam o efeito estufa.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.