Espaço

Sonda envia primeira imagem do dia em Marte

Registro revela que painéis solares se abriram corretamente e que a bateria está se recarregando

Por Da Redação
Publicado em 28 de novembro de 2018 | 03:00
 
 
Planeta Vermelho. Câmera no braço robótico da sonda InSight enviou imagem registrada nesta terça-feira Foto: Mars Insight/Nasa

São Paulo. Na primeira hora dessa segunda-feira, a Nasa, agência espacial norte-americana, divulgou uma imagem da câmera de colocação de instrumentos da sonda InSight. E junto veio a informação crucial de que os painéis solares se abriram corretamente e que a bateria interna já está se recarregando.

A nova fotografia, produzida pela espaçonave poucas horas após a confirmação de seu pouso, às 17h53 de segunda-feira (26), pelo horário de Brasília, foi recebida pelo controle da missão do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), em Pasadena, na Califórnia, no fim da noite, numa transmissão de dados do orbitador Mars Odyssey. Ele, a exemplo de outras missões científicas na órbita de Marte, faz jornada dupla, servindo com satélite de telecomunicações para os veículos em solo, como a InSight e o jipe Curiosity. Até esta terça-feira (27), tudo havia transcorrido exatamente conforme o script preparado pelos engenheiros da Nasa.

É a primeira vez desde 2012 que um artefato consegue pousar em Marte, depois do veículo Curiosity da Nasa, o único atualmente ativo na superfície do Planeta Vermelho.

Só os EUA conseguiram colocar artefatos lá, investindo nessas missões com o objetivo de preparar uma futura incursão com exploradores humanos para a década de 2030. Porém, mais da metade das 43 tentativas de levar a Marte robôs, satélites ou outros – executadas por agências espaciais do mundo todo – falhou.