SUSTENTABILIDADE

Ciclovia produzirá energia a partir do contato com bikes

Uma empresa japonesa de tecnologia pretende usar as ciclovias da capital paranaense, Curitiba, para produzir energia, que ajudam a abastecer sistemas de iluminação

Por Da Redação
Publicado em 05 de julho de 2016 | 13:26
 
 
Pouco espaço. Uma das principais reclamações dos ciclistas é que a pista na orla é estreita para receber uma bike em cada sentido Foto: AJL

O uso de bicicletas, é comprovado, podem trazer benefícios imensos à vida urbana. Curitiba vai mostrar, a partir do segundo semestre deste ano, mais uma possibilidade interessantíssima.

Uma empresa japonesa de tecnologia pretende usar as ciclovias da capital paranaense para produzir energia, que ajudam a abastecer sistemas de iluminação.

Funciona assim: o som e a vibração das bicicletas que transitam pela ciclovia vão ativar sensores, instalados no pavimento, que produzirão energia. Ou seja, quanto mais pedais queimando o asfalto, melhor!

A quantidade de energia gerada será suficiente para acionar a sinalização luminosa nos cruzamentos envolvendo ciclovias e vias, além de coletar dados sobre intensidade de fluxo que irão ajudar no planejamento e expansão das ciclovias.

Que a ideia dê certo e se espalhe para o resto do país!