Inovação

Samsung lança linha de ar-condicionado 'sem vento' no Brasil

Segundo a empresa, novo modelo acaba com o vento gelado e mantém a temperatura estável no ambiente por mais de oito horas

Por Da Redação
Publicado em 22 de setembro de 2020 | 17:37
 
 
Aparelhos de ar-condicionado da linha WindFree, da Samsung, têm 23 mil microfuros para saída de ar no painel, evitando as correntes de vento gelado Foto: SAMSUNG BRASIL/DIVULGAÇÃO

De olho no potencial de crescimento do mercado brasileiro, onde apenas 16,7% dos lares têm  ar-condicionado, a Samsung lançou nesta terça-feira (22), em evento virtual, sua nova linha de aparelhos com a ousada promessa de resolver as duas principais queixas de quem já tem um: o liga/desliga constante (apontado como problema por 31% dos usuários) e o desconforto com o fluxo de ar direto (reclamação de 22%).

Segundo a empresa, a tecnologia WindFree acaba com o vento gelado porque o equipamento tem 23 mil microfuros para saída de ar no painel, o que cria um fluxo de ar suave: a velocidade máxima é de 0,15 metros por segundo, o que evita correntes de ar. O gerente sênior de produtos da divisão de digital appliances da Samsung Brasil, Thiago Dias, afirma que o resfriamento inicial acontece 43% mais rápido que quando se usa aparelhos "tradicionais", e que a tecnologia WindFree mantém a temperatura estável no ambiente por mais de oito horas.

A pandemia foi levada em consideração, tanto no plano de negócios - porque a transformação do home office temporário em definitivo pode levar os consumidores a trocarem seus aparelhos ou a comprarem seu primeiro ar-condicionado - quanto no aspecto da saúde. Dias explica que a linha WindFree Plus tem três camadas de filtro que eliminam até 99% dos vírus e bactérias no ar do ambiente, além de evitar que partículas de saliva se disseminem.

O consumo menor de energia é outra vantagem destacada pela fabricante. Segundo a Samsung, os aparelhos WindFree apresentam economia de 77% em relação aos modelos convencionais. Essa  categoria de produtos pode ser controlada pelo aplicativo Smart Things, remotamente, e pela assistente Bixby, da Samsung. Nos dias de calorão, dá para ligar o ar a distância e já chegar numa casa fresquinha, por exemplo. A inteligência artificial da série Plus é capaz de selecionar o melhor "estilo" de refrigeração para o usuário, após aprender suas preferências durante alguns dias de uso. Os novos modelos WindFree têm preço sugerido a partir de R$ 2.899.