Quando você abrir o portal O TEMPO neste fim de semana, vai se sentir em casa. Com visual completamente reformulado e uma navegação mais simples e eficiente, o site assume as características que traduzem a identidade do jornal para que elas estejam ainda mais presentes no dia a dia digital de seus leitores.

O novo projeto gráfico, feito pela consultoria espanhola Cases i Associats, deixou a página mais bonita, com maior destaque para as fotos, vídeos, charges e infográficos, e as notícias organizadas de forma com que o leitor bata o olho e já identifique o que quer ou precisa saber.

A coordenadora do projeto gráfico do novo portal, Rafaela Campani Nygaard, diretora da Cases i Associats, diz que o principal objetivo era criar uma marca que pudesse ser facilmente reconhecida. “As tipografias utilizadas remetem à identidade do jornal impresso. As cores, a estrutura das páginas e a lógica de navegação foram desenvolvidas pensando em O TEMPO”, diz Rafaela, que já colabora com a Sempre Editora há mais de cinco anos.

A editora executiva Lúcia Castro destaca a união do lado funcional e estético do portal. “A grande vantagem desse redesenho é que integra modernidade ao processo online, com maior utilização de recursos multimídia e aprimoramento das ferramentas de uso dos internautas.”

Laura Medioli, presidente da Sempre Editora, ressalta que as mudanças estão no DNA da empresa, cujo portal foi lançado em junho de 2008. “Consolida a história do portal, que já é líder em audiência de sites noticiosos em Minas”, afirma.

A reformulação vem acompanhada de uma nova e pioneira maneira de pensar o jornalismo online que se faz no Estado. “O desafio é manter a velocidade e o volume de notícias que a internet exige com a determinação de oferecer um conteúdo relevante e exclusivo”, afirma a secretária de redação da Sempre Editora, Michele Borges da Cosa, que explica que a capa mais enxuta que na versão atual não significa menos informação, pelo contrário. “A nossa função é fazer uma curadoria criteriosa do que é mais importante e organizar as informações para que elas apareçam contextualizadas. E as histórias serão contadas em todos os formatos que temos disponíveis”, diz ela.

Já na primeira página, a notícia ganhará diversos links para outros conteúdos correlatos, facilitando o entendimento dos fatos. Internamente, os assuntos serão reunidos por afinidade em editorias e canais.

Protagonismo. O leitor também é protagonista no novo portal. Além de ganhar uma página totalmente construída a partir de sua colaboração, tudo poderá ser compartilhado e comentado, desde a home page. Essa interação ficará clara no que foi batizado como “Seleção do Leitor”, que além das mais lidas, vai destacar as notícias mais divulgadas nas redes sociais, mais bem-avaliadas e as que receberam mais comentários.

Dentro do portal, o conteúdo estará organizado em editorias e canais, que serão identificados por cores próprias, mas seguirão um mesmo padrão. A organização das notícias será dividida em três colunas: à esquerda, as notícias quentes do dia; ao centro, conteúdos mais leves e de amplo interesse; à direita, uma coluna com artigos de opinião, blogs e serviços.

O portal ainda abrigará microsites com projetos gráficos especiais. É o caso das páginas dos jornais Super Notícia e Pampulha, que ganham uma versão mais moderna e atualizada, e do Gastrô, que trará receitas diárias e imagens e vídeos exclusivos. “Essa mudança valoriza o jornalismo feito pela redação da Sempre Editora. Nosso foco é entregar o que produzimos de melhor”, afirma Michele.