A usina de Ouro Branco (MG), a maior unidade da Gerdau no mundo, atingiu no início de janeiro a marca histórica de 100 milhões de toneladas de aço bruto produzidos após 36 anos em operação.
A produção na planta teve início em 1986 e, em 1997, foi adquirida pela Gerdau.
Para o diretor da usina Ouro Branco, Rafael Gambôa, a marca de 100 milhões de aço produzidos é muito significativa.
“Esse marco reforça a relevância da nossa usina para Minas Gerais e para o Brasil. Temos muito orgulho de ser a maior unidade da Gerdau no mundo e de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado em que estamos presentes”, afirma Gambôa.
Capacidade
A unidade da Gerdau em Ouro Branco tem uma capacidade instalada de 4,5 milhões de toneladas de aço líquido por ano, em uma planta que conta com mais de 8,5 mil colaboradores e produz variados produtos em aço, como placas, chapas grossas, blocos, bobinas laminadas, tarugos, perfis estruturais e fio-máquina, atendendo aos mercados de construção civil, automotivo, agrícola, energia, naval, ferroviário, entre outros.
Ao longo dos anos, a usina de Ouro Branco foi se modernizando por meio de investimentos.
A unidade possui um centro de monitoramento onde são monitorados os principais ativos/equipamentos estratégicos para a operação das usinas no Brasil, utilizando modelos de inteligência artificial antecipando possíveis problemas que venham a ocorrer.