Xô tristeza

Cidade francesa decreta a obrigação 'de ser feliz'

Músicas tristes e livros que terminam mal estão proibidos

Qua, 18/09/19 - 19h22
Cidade francesa decretou proibição de qualquer tipo de tristeza por uma semana | Foto: Reprodução / Instagram @essartsenbocage

O prefeito de uma pequena cidade no oeste da França decretou oficialmente a obrigação de "ser feliz" por uma semana do mês de outubro, proibindo músicas tristes e livros que terminam mal por ocasião de um festival local.

Utilizando a linguagem própria da administração francesa, Freddy Riffaud, prefeito sem partido político de Essarts-en-Bocage (9 mil habitantes), publicou "um decreto municipal oficial" sobre a semana de 5 a 11 de outubro, durante a primeira edição do festival de música "Cidade feliz".

"Considerando a velocidade com que uma emoção negativa pode se espalhar e causar devastação" e "o alto risco de mau humor quando o outono chegar, bem como as baixas taxas de sol", o prefeito pede "para não deixar entrar em nosso território (... ) qualquer pessoa que possa impedir a expressão dessa emoção (felicidade)".

O decreto, de 13 de setembro, exige "proibir a divulgação de qualquer música que possa ser entendida como deprimente ou triste, filmes, histórias ou livros que terminam mal". 

Ele também pede "para produzir endorfinas, hormônios de bem-estar, rindo pelo menos três vezes por dia".

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.