Avanço

Cuba anuncia tratamento de câncer sem efeito colateral

Principal vantagem é que somente as células malignas são atacadas; produto pode revolucionar tratamentos tradicionais contra a doença principalmente em crianças

Sáb, 10/08/13 - 03h00
Empresa diz ter bons resultados para tratar câncer em crianças | Foto: Children's Cancer Recovery Foundation / Flickr - 8.2.2013

Havana, Cuba. O grupo empresarial cubano Labiofam anunciou que trabalha em “novos peptídeos antitumorais” que podem revolucionar os tratamentos tradicionais contra o câncer, e convocou um simpósio em setembro para “compartilhar” seus resultados e tentar “acelerar” o desenvolvimento do produto.


O diretor geral do Labiofam, José Antonio Fraga, afirmou, em entrevista coletiva em Havana, que após 14 anos de pesquisas e estudos pré-clínicos, o grupo concluiu que o efeito desses peptídeos (um tipo de molécula) obtidos por via biotecnológica “supera amplamente os produtos que existem hoje no mercado internacional”.

A empresa diz ter resultados sobre o impacto de peptídeos para tratar o câncer em crianças como o glioma e os tumores cerebrais e do sistema nervoso central, assim como os cânceres de origem epitelial em adultos.

Em particular, o Labiofam destaca o desenvolvimento do peptídeo RjLB-14, com “resultados impactantes” nos mecanismos de morte celular, já que só atua sobre as células malignas “sem efeitos colaterais”, o que permitiria substituir o uso de citostáticos nos tratamentos.

Fraga explicou que, nos estudos pré-clínicos realizados com ratos, o uso desse produto foi “surpreendente”, já que em nove dias de tratamento foi constatada uma redução de 90% do tumor, e em alguns casos o seu desaparecimento.

O diretor disse que não se trata de criar “falsas expectativas e informar algo que não está concluído”, porque “os resultados pré-clínicos já fornecem evidências suficientes para comprovar e reafirmar a efetividade do tratamento em células humanas”.

Segundo ele, o trabalho está na fase de pesquisa de toxicologia para se chegar ao produto final e solicitar em 2014 a realização de um teste clínico em humanos.

O objetivo do Labiofam no evento que acontecerá entre 18 e 20 de setembro será “compartilhar” e “multiplicar” seus resultados para “acelerar” o desenvolvimento de um produto que possa fazer frente ao problema das doenças oncológicas a nível mundial.

Veneno. Nos últimos anos, os laboratórios do Labiofam trabalharam em outros projetos de tratamento contra o câncer, a partir das propriedades do veneno de um escorpião cubano.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.