Comissão Global

FHC e Kofi Annan fazem alerta com relatório sobre política de drogas

Além deles, outros líderes internacionais também participam de comissão a favor da descriminalização do uso e posse de substâncias ilícitas

Por DA REDAÇÃO
Publicado em 09 de setembro de 2014 | 18:37
 
 
Líderes internacionais apresentam relatório polêmico, levantando discussão sobre política de drogas adotada no mundo gcdpsummary2014.com/Reprodução

Líderes internacionais divulgaram relatório impactante com propostas sobre a descriminalização do consumo e posse de drogas. As informações foram apresentadas nesta terça-feira (9) pela Comissão Global de Políticas sobre Drogas. Além do ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, também fazem parte do grupo, personalidades internacionais e ex-presidentes de vários países.

O texto do relatório levanta a discussão sobre a necessidade de se redefinir medidas mais eficazes e revisar as normas de punição e proibição que abrangem a política de drogas no mundo todo. Entre as recomendações sugeridas pela Comissão, estão: a descriminalização do uso e posse de drogas; a priorização da qualidade do sistema de saúde e segurança da comunidade e a permissão do mercado regular de drogas.

Apesar de polêmica, a publicação é vista como um alerta para a próxima reunião das Nações Unidas, que terá uma sessão especial para tratar do assunto, em 2016. Na apresentação desta terça-feira, a Comissão Global esteve presente no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), nos EUA. Depois da divulgação, os comissários vão se reunir com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e seu adjunto, o sueco Jan Eliasson.


Veja os nomes dos membros da Comissão Global de Políticas sobre Drogas:

Fernando Henrique Cardoso (Brasil)
Ernesto Zedillo (México)
César Gaviria (Colômbia)
Ruth Dreifuss (Suíça)
Jorge Sampaio (Portugal)
Aleksander Kwasniewski  (Polônia)
Ricardo Lagos (Chile)
George P. Schultz -  ex-secretário de Estado dos Estados Unidos
Mario Vargas Llosa - escritor e Prêmio Nobel
Javier Solana - ex-Alto Representante da União Europeia
Louise Arbour - antiga comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos
Pavel Bém - ex-prefeito de Praga (República Tcheca)
Richard Branson  - empresário engajado com causas sociais (Reino Unido)
Thorvald Stoltenberg - ex-ministro das Relações Exteriores da Noruega e antigo alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados.

Acesse o site da Comissão, aqui