A fotografia macro surpreendente e horripilante de uma formiga que parece ter saído direto de um filme de terror chamou a atenção de diversos internautas, nesta segunda-feira (24). O registro aterrorizante foi feito por Eugenijus Kavaliauskas, da Lituânia, para um concurso da Nikon.
Kavaliauskas utilizou um microscópio e efeito de "ilusão de ótica" para capturar a complexa estrutura facial da formiga e close da cabeça de um ângulo específico.
Apesar da imagem ter sido bem recebida na internet, o fotógrafo lituano não entrou no Top 20 do concurso. No portfólio de Eugenijus Kavaliauskas é possível viajar pelo universo da fotografia macro com registros impressionantes de várias espécies de insetos como aranhas, louva-deus, joaninha, dentre outros.
Os primeiros colocados do concurso foram os fotógrafos suecos Grigorii Timin e Michel Milinkovitch, que produziram uma bela imagem fluorescente da pata dianteira de um embrião de lagartixa gigante de Madagascar. Eles usaram uma ampliação de 63x para documentar as pequenas veias e ossos da mão.
Além da fotografia do rosto da formiga, a imagem do rosto do besouro joia salpicado de vermelho também chamou a atenção dos internautas. O registro foi feito pelo fotógrafo Yousef Al Habshi que utilizou uma técnica de empilhamento de imagens , luz refletida e ampliação da Lente Objetiva 3X.
It's #MicroscopyMonday! Here's a close up of the red speckled jewel beetle, which was named an honorable mention of this year's #NikonSmallWorld competition. https://t.co/MO8uECbr9w
Photo Cred: Yousef Al Habshi pic.twitter.com/1tcMS9bwpz
A competição de Fotomicrografia do Pequeno Mundo da Nikon, realizada anualmente desde 1975, celebra a arte da fotografia com microscópio. Segundo a Nikon, ao todo foram 1.300 inscrições, de 72 países, com imagens surpreendentes que mostram detalhes que o olho humano não consegue ver. Confira a galeria de fotos dos vencedores do concurso aqui.