Saúde

OMS diz que há evidência de transmissão de coronavírus por contato

Entidade disse precisar de mais informações para declarar situação de emergência

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 22 de janeiro de 2020 | 18:14
 
 
OMS avalia declaração de estado de emergência por causa de surto de coronavírus na China Foto: HANDOUT / MINISTRY OF CIVIL AVIATION (MOCA) / AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 22, que "há evidências" de transmissão por contato humano do novo tipo de coronavírus, "mas isso não determina o impacto" do surto com o vírus.

Ao fim de uma reunião para decidir se declararia a situação como emergência de saúde pública, a OMS definiu continuar as discussões amanhã, mas ponderou que as "ações públicas" para conter a disseminação do vírus já estão em andamento e não dependem dessa classificação.

A OMS também elogiou a atuação de autoridades chinesas, em especial o presidente Xi Jinping e o vice-primeiro-ministro Liu He, nas medidas para conter o novo tipo de coronavírus.

Emergência

Após finalizar uma reunião para discutir o surto causado por um novo tipo de coronavírus, a OMS afirmou que vai continuar a discussão sobre declarar ou não situação de emergência de saúde pública amanhã. A entidade avaliou que precisa de mais informações antes de decidir.

"Levamos muito a sério" a decisão de declarar emergência, afirmou a OMS em declarações à imprensa.