Temor

Por medo da Covid-19, Papa Francisco celebrará missa no Dia de Finados sem fiéis

A tradicional missa pelos mortos será celebrada em particular no cemitério teutônico dentro do Vaticano

Qua, 28/10/20 - 14h52
Na praça São Pedro, no Vaticano, papa Francisco abençoa os fiéis depois de dois meses de isolamento social devido à pandemia do coronavírus
audima

O papa Francisco celebrará a missa no feriado de Finados, lembrado na próxima segunda-feira, 2, sem a presença de fiéis dentro do Vaticano. O pontífice também evitou a multidão nesta quarta-feira, 28, por medo da 'senhora Covid', confessou durante a audiência geral.

Devido à emergência sanitária decorrente do novo surto de coronavírus na Europa, a tradicional missa pelos mortos será celebrada em particular no cemitério teutônico dentro do Vaticano.

Nesta quarta-feira, o papa evitou saudar pessoalmente, como costuma fazer, alguns dos fiéis que compareceram à audiência geral na sala Paulo VI dentro do Vaticano.

“Adoraria descer e cumprimentar a todos, mas devemos manter a distância”, explicou aos presentes, todos com máscaras. “Se eu descer, as pessoas se reúnem (...) e isso vai contra os cuidados e os cuidados que devemos ter diante dessa senhora chamada cobiça, e que tanto nos dói”, explicou.

O papa e seus assistentes, que seguravam o público do camarote, não usavam máscara, enquanto os guardas suíços e os fotógrafos oficiais são obrigados a usá-la.

De acordo com o programa do papa divulgado pela assessoria de imprensa, na quarta-feira que vem, 5, Francisco presidirá na Basílica de São Pedro uma missa em memória dos cardeais e bispos falecidos.

A missa contará com a presença de um número limitado de fiéis e o programa pode ser modificado dependendo da situação de saúde, alertou o Vaticano.

Assim como no Brasil, o Dia de Finados ou Dia dos Mortos é lembrado em diversos países do mundo. 

Comentários

Deixe seu comentário
* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso
LEIA MAIS
Imunizante
Comemoração restrita
Raridade
Homenagem
Despedida
Despedida tumultuada
Mais familiar
Animais mortos
Reivindicação
Práticas discriminatórias