Relações internacionais

Trump acusa o Irã de 'orquestar' invasão à embaixada dos EUA em Bagdá

Em uma reação contra o bombardeio norte-americano, manifestantes iraquianos atacaram a representação diplomática na cidade

Por AFP
Publicado em 31 de dezembro de 2019 | 11:05
 
 
A embaixada dos EUA em Bagdá foi invadida por manifestantes iraquianos Ahmad Al-Rubaye/AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesta terça-feira (31) o Irã de "orquestrar" o ataque à embaixada de Washington em Bagdá por milhares de manifestantes pró-iranianos e pediu ao Iraque que use suas forças para proteger as instalações diplomáticas de seu país.

"Agora o Irã está orquestrando um ataque contra a embaixada dos EUA no Iraque. Eles serão totalmente responsabilizados. Além disso, esperamos que o Iraque use suas forças para proteger a embaixada", escreveu Trump no Twitter.

Iran killed an American contractor, wounding many. We strongly responded, and always will. Now Iran is orchestrating an attack on the U.S. Embassy in Iraq. They will be held fully responsible. In addition, we expect Iraq to use its forces to protect the Embassy, and so notified!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 31 de dezembro de 2019

Manifestantes iraquianos invadiram a embaixada de americana enfurecidos pelo bombardeio dos Estados Unidos contra uma facção pró-iraniana que matou cerca de 25 combatentes iraquianos, informaram jornalistas da AFP.

As forças de segurança lançaram gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, que conseguiu chegar ao primeiro recinto do complexo de alta segurança, ignorando as chamadas por megafone para que se afastassem da embaixada.