Um guia de turismo gravou o momento em que ele e outras pessoas corriam para longe do vulcão Láscar no sábado (10), que havia acabado de entrar em erupção em San Pedro de Atacama, no Chile. Assustado com a possibilidade de não se salvar, o homem gravou uma mensagem de despedida para a família.
"O vulcão acabou de entrar em erupção. Estou à beira da cratera. Andrés, irmãos, eu amo muito vocês, companheiros. Eu não sei o que vai acontecer. Um beijo", diz o guia, que foi localizado e entrevistado pelo jornal local Meganoticias. Identificado como Felipe, ele diz que, como descreveu na gravação, estava a metros do vulcão, mas, mesmo com o susto, gostou do que viveu.
"Foi uma experiência espetacular, sou grato pela vida", disse o homem ao jornal, acrescentando ainda já ter escalado o vulcão mais de 700 vezes ao longo de 17 anos.
Um guia de turismo gravou o momento em que ele e outras pessoas corriam para longe do vulcão Láscar, no sábado (10), que havia acabado de entrar em erupção em San Pedro de Atacama, no Chile. pic.twitter.com/3RXaxf34lE
"Foi uma fração de segundo. No começo, eu estava com medo, mas não havia material grande, apenas cinzas. Eu estava com passageiros, que ficaram um pouco assustados, mas a calma é sempre uma boa amiga", acrescentou.
No momento da explosão, Felipe conta que ele e o grupo estavam a cerca de 50 metros do cume do vulcão, o que fez com que sentissem a atividade vulcânica de maneira intensa. Para se protegerem, eles caminharam por cerca de 30 minutos até chegarem a um local seguro.
Desde sábado, novas visitações ao vulcão Láscar estão proibidas por autoridades locais. O guia salienta que na empresa de turismo eles são "rigorosos" e seguirão "as recomendações".
(Folhapress)