tesouro

Visitante ataca Monalisa, no Louvre

Quadro mais famoso do mundo foi alvo de tentativa de vandalismo, neste domingo (29); a pintura, protegida por um cristal, não foi atingida diretamente

Por Ana Luiza Bongiovani
Publicado em 29 de maio de 2022 | 17:24
 
 
Pedaço de bolo ou torta foi atirado contra a Monalisa Foto: Reprodução/Twitter

O quadro da Monalisa, de Leonardo da Vinci, é alvo de um ataque de vandalismo neste domingo (29), no Louvre. 

Imagens que circulam na internet mostram o cristal que protege a pintura mais célebre do mundo coberto pelo que parece ser um pedaço de bolo ou torta. O quadro não foi danificado. 

Segundo relatos na internet, o ato foi cometido por uma pessoa que estava disfarçada com uma peruca e em uma cadeira de rodas. De acordo com o jornal El País, ele foi expulso do museu imediatamente. 

Protegida

Esta não foi a primeira vez que a Monalisa foi alvo de algum tipo de ataque. Em 2009, uma visitante russa atirou uma xícara contra a tela, que já era protegida por um vidro à prova de balas e não sofreu nenhum arranhão. 

A proteção, aliás, também mantém as condições ideais de umidade e temperatura para o quadro mais famoso do mundo. 

No Louvre, ela fica em uma sala especial, feita para suportar o fluxo intenso de visitantes. Além disso, os visitantes ainda ficam a alguns metros de distância do quadro. 

Há mais de um século, em 1911, a Gioconda foi alvo de furto e sumiu do Louvre. Ela só foi encontrada dois anos depois, na Itália. E, desde então, ganhou ainda mais fama.