'CÃO DE GUARDA'

Aliado de Putin: conheça o ‘Cirurgião’, motoqueiro considerado ‘irmão’ do presidente russo

Alexander Zaldostanov é símbolo do regime nacionalista da Rússia e chefe de uma gangue de motociclistas financiada pelo Kremlin

Por Nubya Oliveira
Publicado em 09 de maio de 2024 | 11:26
 
 
 
normal

Alexander Zaldostanov, de 61 anos, também conhecido como "O Cirurgião", é uma figura sempre vista ao lado de Vladimir Putin. Ele é considerado um aliado próximo do líder de Moscou, a quem Putin se refere como "seu irmão". Por causa disso, o presidente o elevou a símbolo de seu regime nacionalista e chefe de uma espécie de guarda pessoal paralela. 

Zaldostanov, inclusive, marcou presença na cerimônia de posse do quinto mandato de Vladimir, nessa terça-feira (7/5). Especula-se que ele seria o novo braço direito do presidente russo, após Ramzan Kadyrov, o governante da Chechênia - o mais fiel aliado de Putin - estar enfrentando problemas de saúde. 

Conforme o jornal The Washington Times, Zaldostanov, foi apelidado de "Cirurgião" desde seus dias de estudante de medicina. Com seu cabelo comprido, ele lidera o maior clube de motociclistas da Rússia: o Night Wolves (Lobos da Noite - em tradução literal). Este grupo, financiado pelo Kremlin e peça-chave na política interna de Putin, reúne milhares de membros. A gangue é famosa por seus integrantes sempre vestidos de couro e tatuados. 

O grupo se tornou destaque internacional quando tentou seguir a rota do Exército Vermelho através da Europa Oriental até Berlim para marcar o 70º aniversário da vitória russa na Grande Guerra Patriótica, em 2015. A maioria foi forçada a voltar após ser impedida de entrar na Polônia e na Lituânia. O líder dos Wolves chegou a denunciar o incidente como evidência da falta de democracia na "Europa satânica". 

À medida que as relações entre EUA e Rússia atingiram seu ponto mais baixo desde a Guerra Fria devido à crise na Ucrânia, o clube de motociclistas se tornou a face pública dos esforços do Kremlin para combater o que vê como uma tentativa liderada por Washington de incitar uma revolta popular na Rússia.

Os Night Wolves são uma parte vital da coligação Anti-Maidan, um movimento pró-Putin que se opõe a qualquer tentativa de protesto da oposição em Moscou. O nome do grupo vem das manifestações de Maidan em Kiev, que levaram à queda do presidente pró-Moscou da Ucrânia em 2014.

Zaldostanov também faz questão de enfatizar sua devoção à poderosa Igreja Ortodoxa Russa. Ele ainda é conhecido por ser um fervoroso fã de "Mad Max" - saga australiana de ficção científica, com elementos de ação - e por sua admiração pelo líder soviético Joseph Stalin, um dos líderes políticos mais controversos da história do século XX. (Com informações do The Washington Times)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!