Rafael Dantas

A importância de engajar as equipes

Maior rendimento e ambiente mais produtivo

Por Rafael Dantas
Publicado em 09 de outubro de 2021 | 03:00
 
 

O principal trabalho de um líder é fazer a gestão de pessoas, ou seja, coordenar as equipes e manter os funcionários alinhados com os propósitos da empresa. Tais tarefas podem ser desafiadoras, principalmente no que diz respeito a manter os times engajados.

Em 2017 a consultoria de gestão norte-americana Bain & Company realizou uma pesquisa comportamental para entender a importância do engajamento dos funcionários. Segundo o estudo, um colaborador engajado é 44% mais produtivo do que um trabalhador somente satisfeito, ou seja, o funcionário que realmente acredita e confia na organização rende mais do que aquele que está apenas satisfeito, mas que não abraça as causas da empresa.

No entanto, gerar esse engajamento não é algo fácil de fazer. Estudos apontam que empresas do mundo todo possuem dificuldades em incentivar as equipes. A empresa de pesquisa de opinião Gallup apontou que, em 2018, 85% dos trabalhadores norte-americanos não se sentiam engajados em seus empregos.

Dessa forma, para uma organização alcançar o sucesso, é necessário não só investir na satisfação das equipes, mas também oferecer um ambiente em que os funcionários se sintam estimulados e interessados em contribuir para o crescimento da empresa. Para isso, é preciso realizar algumas mudanças na organização.

O primeiro passo é o preparo do líder. Um dos principais motivos para um funcionário se desligar da empresa é o descontentamento com o gestor. Por isso, para manter os bons resultados da equipe, é esperado que o líder desenvolva empatia e saiba controlar suas emoções.

Além disso, o líder deve conhecer os objetivos individuais de cada membro da equipe. Somente dessa forma será possível construir uma ligação entre os colaboradores e conectá-los aos propósitos da empresa. Com isso, é fundamental manter um canal de comunicação aberto com os funcionários, atitude que contribui para manter o engajamento.

Outro ponto importante é a necessidade de mensurar o engajamento. Só é possível promover melhorias para as equipes se a liderança conhecer suas capacidades e desafios. Dessa forma, o gestor deve sempre buscar o feedback dos colaboradores, entender quais pontos da empresa estão bons e quais podem ser melhorados.

Vale ressaltar que a pesquisa da Bain & Company aponta que um funcionário engajado é capaz de influenciar os outros trabalhadores e, assim, melhorar o rendimento de todos. Profissionais engajados se tornam embaixadores internos da empresa e contribuem para um ambiente de trabalho mais produtivo. Isso, somado a uma boa gestão transforma os resultados da organização.

A relação com os clientes e fornecedores também muda quando a equipe está engajada, já que os funcionários são os responsáveis por fazer contatos e atendimentos. Dessa forma, um colaborador motivado e alinhado com as ideias da organização gera um impacto positivo para as entregas. Por isso, desenvolver estratégias para entender melhor os times é fundamental.