Rafael Dantas

Perspectivas para a inteligência artificial no Brasil

Cenário é promissor para 2024

Por Rafael Dantas
Publicado em 11 de novembro de 2023 | 07:14
 
 
Ilustração/O Tempo

É inegável o avanço da utilização da Inteligência Artificial (IA) para otimizar atividades de trabalho. Mas qual é o real cenário no Brasil? Como as empresas brasileiras se localizam nesse contexto de crescimento? Antes de definir as perspectivas para 2024, é necessário entender a situação nacional, que se apresenta muito promissora.

Segundo o relatório “Artificial Intelligence – In-depth Market Insights & Data Analysis”, divulgado pelo site de inteligência de dados Statista, o mercado global de softwares que utilizam IA deve crescer 35% anualmente até 2025, o que movimentará mais de U$ 120 bilhões. O Brasil é o país que mais utiliza IA na América Latina, e, no território nacional, 63% das empresas têm soluções de dados e analytics com IA, de acordo com estudo feito pela International Data Corporation (IDC), a pedido da empresa SAS.

Esse crescimento reforça o movimento internacional na utilização de IA, e isso se deve, principalmente, aos benefícios. Tecnologias como ChatGPT, Surfer e IDfy ajudam na otimização de tarefas, sobretudo naquelas que demandam análise de dados como audiência, concorrência, perfil do consumidor e engajamento. Mais do que isso, um dos grandes feitos da IA é também conseguir propor planos de ação embasados, proporcionando a redução de erros e a diminuição de riscos na tomada de decisões.

A pesquisa realizada pela Universidade de Stanford e pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) revelou que o uso de ferramentas de IA generativa, aquelas capazes de responder como humanos, resultou num aumento de 14% na produtividade dos trabalhadores.

Em relação ao setor empresarial, é importante destacar a pesquisa feita pela Opinion Box, que ouviu mais de 2.000 internautas de todas as regiões do Brasil e foi divulgada em 2023. Os dados revelaram que 91% dos entrevistados conhecem o tema de IA, e 57% afirmaram que o impacto da tecnologia na sociedade é positivo. Nas empresas, 721 profissionais foram entrevistados, e 70% já utilizam ou pretendem utilizar a IA. No que diz respeito à importância da formação na área, 67% dos participantes concordam que os profissionais que não aprenderem a utilizar a IA podem ficar em desvantagem no mercado de trabalho.

O cenário no desenvolvimento e utilização de tecnologia com IA é bastante animador e precisa ser fortalecido no Brasil. É claro que o avanço dialoga com a realidade estrutural e financeira de cada organização. Mas um fator que ainda enfrentamos é o desconhecimento. Portanto, é fundamental facilitar o entendimento do assunto e reforçar que temos excelentes instituições acadêmicas de pesquisa e empresas competentes para tanto.

A adoção de IA no cotidiano não é uma previsão, mas uma realidade. Diante dos inegáveis benefícios, é urgente que as companhias e os profissionais invistam em formação para manejo e desenvolvimento de IA, sobretudo num cenário promissor para 2024.

Rafael Dantas é diretor da Câmara Americana de Comércio de Belo Horizonte