Ana Paula Moreira

Jornalista esportiva. Editora adjunta do caderno Super FC dos jornais O Tempo e Super Notícia, escreve quinzenalmente às quintas-feiras

Para aumentar o público do futebol feminino

Publicado em: Qui, 28/03/19 - 03h00

A Série A2 do Campeonato Brasileiro feminino de futebol começou ontem com derrotas dos três times mineiros na competição. O América perdeu para o São Paulo por 1 a 0. O Atlético foi goleado pela Portuguesa por 6 a 0, enquanto o Cruzeiro caiu para o Taubaté por 2 a 1. Todos os jogos foram em São Paulo. Além das derrotas nas estreias das equipes do Estado, outro ponto ruim do torneio feminino, a meu ver, são os dias e horários dos jogos. Todas as partidas ocorreram nessa quarta-feira às 15h com transmissão de alguns jogos pelas redes sociais.

A questão é que esse horário é péssimo para torcedores prestigiarem as meninas no Brasileiro. Quase ninguém vai conseguir ir ao jogo no meio da tarde de um dia de semana. O futebol feminino tem tudo para atrair cada vez mais público, especialmente com os grandes clubes entrando na modalidade, mas as partidas têm que ter um horário mais atrativo para o torcedor.

No último sábado, as meninas de América e Atlético se enfrentaram no Mineirão em amistoso por causa de evento sobre empreendedorismo feminino no estádio. Segundo a assessoria do Gigante da Pampulha, cerca de 4.000 torcedores acompanharam a partida, que teve vitória do time alviverde por 3 a 0. Esse público poderia ser muito maior se o confronto acontecesse como preliminar em dia de jogo da equipe masculina do Atlético, por exemplo.

Para se ter ideia do poder que o futebol feminino pode alcançar quando grandes times investem na modalidade, as equipes do Atlético de Madrid e do Barcelona colocaram mais de 60 mil pessoas no Wanda Metropolitano Stadium, em Madri. O jogo, válido pela liga espanhola e bastante importante para as pretensões dos dois times na competição, ficou 2 a 0 para a equipe catalã. Duas brasileiras participaram da partida: Ludmila, do Atlético, e Andressa Alves, do Barcelona.

Os 60.739 espectadores foram recorde de público mundial do futebol feminino. O número impressionante para a modalidade pode se tornar mais frequente com dias e horários melhores para as partidas. Que o Brasil possa, em breve, ver um grande estádio também ficar cheio assim para aplaudir nossas meninas.

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.