Sem dúvidas, esta eleição foi marcada pelo grande protagonismo das redes sociais, o que representa um marco no comportamento da população quanto aos seus representantes governamentais. Uma fala importante foi a do prefeito Alex de Freitas (PSDB) ao declarar que “mesmo não gostando do motorista, ou do piloto do avião em que embarcamos, temos que torcer para que ele conduza com eficiência e possamos chegar bem ao nosso destino. Um recado bem dado para os contagenses. Nestes próximos dois anos, Contagem vai avançar, é preciso acreditar e trabalhar muito para que a cidade progrida. Cada um da sua forma, mas sem mentiras, maracutaiais e interesses politiqueiros, pois estes serão combatidos.

Em relação à eleição, sob a ótica da tecnologia e inovação, as pesquisas no ambiente digital também podem ser consideradas avanços, uma vez que, em determinado momento foi bem acurada, apesar de algum "deslize".

Os cenários estão em constante transformação e um líder precisa saber identificar qual o contexto para tomar as melhores decisões. O que vem de agora para frente, já está previsto na área política. Na área econômica muita coisa pode mudar. De tudo fica considerado os avanços das redes sociais e como o setor da economia pode se "aproveitar" disso. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o acesso à Internet tem impacto direto na geração de riqueza. Os dados de 5.564 municípios, divididos em grupos com perfis próximos, mostraram que cada 1% de aumento na penetração do acesso à rede, gera um crescimento de até 0,19% do PIB (Produto Interno Bruto). Hoje, dependemos das operadoras competitivas para dar continuidade nesse crescimento, principalmente quando analisamos a infraestrutura nos pequenos municípios. Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o serviço de banda larga fixa (móvel e fixa) totalizou 30,54 milhões de contratos ativos em 2017. Porém, o percentual da densidade em alguns estados ainda é baixo. No Maranhão, 14,4% dos domicílios possuem banda larga; Piauí 18,9%; Pará com 16%. Já na grande metrópole, São Paulo, esse número aumenta para 65,7%.

O esforço geralmente requer uma equipe de especialistas, porque mais de um lugar potencialmente produzirá resultados, e a localização dos pontos certos para perfuração ou mineração envolve análise complicada e compreensão das consequências em múltiplos níveis. A maioria das situações e decisões nas organizações é complexa porque algumas mudanças importantes - um trimestre ruim, uma mudança na administração, uma fusão ou aquisição - introduz imprevisibilidade e fluxo. Neste domínio, podemos entender porque as coisas acontecem apenas em retrospecto. Padrões instrutivos, no entanto, podem surgir se o líder conduzir experimentos seguros para falhar. É por isso que, em vez de tentar impor um curso de ação, os líderes devem pacientemente permitir que o caminho adiante se revele.