Opinião

A importância da visão positiva de futuro

Capacidade de lidar com as incertezas provocadas pela pandemia

Por Julia Lobo
Publicado em 07 de maio de 2020 | 03:00
 
 

O mundo se vê mergulhado em uma crise como nunca se viu. Acompanhar a atualização no número de infectados pela Covid-19 e as consequências da paralisação das atividades econômicas se tornou parte da rotina de muitas pessoas. Uma palavra adequada para definir este momento seria "incerteza". Como a pandemia pode me afetar? Quanto tempo durará essa situação? Na ausência de respostas para estes questionamentos, sentimentos como medo, angústia e a ansiedade se tornam comuns.

A neurociência explica que nosso cérebro reage a esses sentimentos. A tendência é que o foco seja direcionado ao aqui e agora, sem foco em soluções, apenas reações imediatistas para tentar solucionar problemas ou em uma visão negativa sobre o futuro, gerando medo e ansiedade. A consequência desse fenômeno é uma paralisação, que nos prejudica em vários aspectos, desde a saúde mental até mesmo o nosso sistema imunológico.

Em seu livro, “Em Busca de Sentido”, o escritor Viktor Frankl conta sua experiência nos campos de concentração nazistas. Ele relata que conseguiu identificar uma característica compartilhada por todas as pessoas que sobreviveram. Ao contrato do que esperava, os mais bem-sucedidos não eram os mais fortes, os mais corajosos ou os mais inteligentes, mas sim os que conseguiram manter uma perspectiva otimista em meio ao caos.

Frankl se referia ao conceito de visão positiva de futuro. Trata-se da capacidade de olhar para frente e definir um propósito para guiar os pensamentos e as ações do presente. Pode parecer uma ideia abstrata, mas o cérebro humano tem o poder de propiciar um caminho neural para que os objetivos sejam alcançados. Pessoas positivas são mais criativas, determinadas e produtivas, uma vez que se engajam com mais facilidade na busca por soluções.

Mas como aplicar esse conceito na prática? Manter o otimismo pode, sim, ser um desafio diante de uma crise como essa. O primeiro passo para transformar a perspectiva é ter a consciência de que se trata de uma situação temporária. E, se estaremos fortalecidos ou enfraquecidos quando a rotina for retomada, dependerá das decisões tomadas no momento.

Ciente disso, é possível projetar um futuro que seja satisfatório em inúmeros aspectos, sem sucumbir à ansiedade e à angústia. O isolamento social, recomendado pelas autoridades para conter o avanço da pandemia, pode ser uma oportunidade de olhar para dentro.

Além de expandir os horizontes, o autoconhecimento permite uma renovação. Ler um bom livro, fazer um curso online ou adquirir um novo hábito são exemplos de atitudes adequadas para esse momento, pois contribuem para a saúde mental e para o nosso crescimento enquanto seres humanos.