Quando se assusta, ficam de lado mamadeiras e fraldas, surgem uniformes, e nascem medos e expectativas. A criança sai do colo para ganhar o mundo. Entrar na escola é entrar na vida meio que pedindo licença para o futuro. Para a criança, a primeira reação pode ser de choro, de insegurança e de medo, pois o colo ainda era o lugar mais seguro do mundo. Para os pais, o frio na barriga de quem percebe que a antiga frase “os filhos são do mundo” começa a tomar forma. O que fazer? Nada, além de viver essa nova fase com tranquilidade, transmitindo ao filho segurança e confiança no novo espaço a ser desvendado.
A boa escolha de uma escola vai facilitar muito esse momento. Se os pais conheceram a escola e tiraram todas as dúvidas, pesquisaram com amigos e no mercado a ponto de decidirem pela matrícula, resta-lhes confiar. Por isso é muito importante esse período. Escolher uma escola que vá fazer o papel de transição da família para a vida é fator fundamental.
Para a criança, tudo é novidade e deve ser vivenciado como uma grande festa! Da seleção da escola aos preparativos para o primeiro dia de aula, tudo deve ser feito com alegria de quem conquista o mundo!
O primeiro dia de aula pode vir carregado de choro, afinal de contas, é a primeira vez que aquele bebê vai ficar em um lugar desconhecido, com pessoas desconhecidas. Cabe, nesse primeiro momento, a presença de alguém familiar apenas para fazer a transição – depois a criança vai se sentindo protegida e acolhida no novo mundo. É interessante que ela leve algo que goste, um brinquedo ou objeto que a faça lembrar de casa, funciona como uma conexão.
Há muitas dúvidas em relação ao período de adaptação. Quanto tempo ele dura? Não existe um tempo determinado. Cada criança aponta o seu. Então, como saber se seu filho já está adaptado? Simples: a criança vai sinalizar por pequenos gestos, como ficar feliz ao colocar o uniforme; sair do colo da mãe com facilidade para o de quem a recebe; mesmo que chore no momento da despedida, brinca e se alimenta sem problemas durante o período em que está na escola; enfim, os pais deverão ficar atentos a detalhes e vão indicar que a tão falada adaptação já aconteceu.
E os familiares? Como se adaptar a esse período de entrega dos filhos ao mundo através do portão da escola? Bem, os pais deverão encarar como um momento de crescimento do bebê. Pode doer um pouco, mas as conquistas da criança com tudo que a escola proporcionará serão bem maiores do que qualquer dor...
Lembrando, é claro, que vocês, pais, escolheram essa escola e, como adultos, devem deixar que a instituição faça o trabalho dela com confiança e parceria