Opinião

Importância de soluções integradas

Leia sobre a produtividade no trabalho

Por Max Camargo
Publicado em 18 de março de 2020 | 03:00
 
 

É curioso notar que ainda estamos no primeiro trimestre do ano, e as pessoas já estão sem tempo em suas agendas. As rotinas iniciam junto com o nascer do sol e não têm hora para acabar. Li recentemente uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelando que no Brasil trabalha-se mais horas do que em vários países ricos no mundo.

O problema é que a produtividade do brasileiro é baixa. Na Alemanha, por exemplo, a média semanal de trabalho é de 38 horas, contra 44 horas no Brasil. E, mesmo com seis horas a menos de trabalho, o alemão consegue ser quatro vezes mais produtivo que nós.

É um forte indício que a gestão de tempo se faz necessária para a produtividade no trabalho. Quando relacionamos isso às ofertas do setor de TI, algumas medidas podem suavizar essa falta de tempo, como, por exemplo, a terceirização das atividades de gestão de TI.
Essa é uma prática comum e otimiza o tempo de colaboradores e gestores, que podem focar esforços nas estratégias do negócio. Girando essa “chave”, é possível criar rotinas mais inteligentes e eficazes.

A utilização de um suporte em todo processo do negócio é uma maneira de assegurar que, além de aumentar a produtividade, esta ação seja custo-eficiente. Isso porque alguns serviços de TI costumam demandar tempo desde a implantação até a execução, mas são fundamentais para as empresas que estão de olho na questão da produtividade. Para nomear alguns exemplos, temos as soluções integradas na nuvem, como o Microsoft 365 e o Microsoft Azure, além da gestão de ambientes on-premises, que demandam atenção e trabalho na implementação.

Para além da questão do uso das horas dos profissionais em atividades que realmente tenham impacto no negócio, os serviços gerenciados proporcionam um monitoramento 24 horas por dia, evitando falhas de conectividade e perdas de performance e possibilitando proatividade na correção de problemas. Outro ponto significativo é o ganho de vantagem competitiva, pelo qual, por meio de um ambiente gerenciado, é possível proteger as informações confidenciais da empresa de ameaças e vazamentos.

A preocupação com a transformação digital atinge desde as pequenas empresas, as startups e até as multinacionais. Todos podem se beneficiar de soluções integradas para reduzir custos, aumentar a qualidade técnica dos produtos e obter o máximo de desempenho com eles. Por essa infraestrutura sólida de TI já é possível enxergar mais produtividade, deixando o caminho livre para as pessoas expressarem o que as máquinas nunca serão capazes de ter: criatividade, sentimentos e interações sociais.